Início » Internacional » Aquecimento global: ação humana ou um ciclo natural?
Aquecimento global

Aquecimento global: ação humana ou um ciclo natural?

Entenda por que os cientistas não têm dúvidas de que a humanidade foi a maior responsável pelas mudanças climáticas que o planeta atravessa

Aquecimento global: ação humana ou um ciclo natural?
A queima de combustíveis fósseis foi o fator que mais contribuiu para esse aumento (Reprodução/Shutterstock)

No último domingo, 2, um relatório feito pelo Painel Intergovernamental sobre  Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) concluiu ser “extremamente provável” que as mudanças climáticas que atravessamos tenham sido causadas por ação humana. Na linguagem do IPCC, “extremamente provável” significa uma probabilidade de 95%. Mas como os cientistas chegaram à conclusão de que o aquecimento global não é fruto de um ciclo natural do planeta?

Leia mais: Danos por mudanças climáticas podem ser ‘irreversíveis’

Existem muitos fatores que influenciam o clima, mas o principal deles é o lançamento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O CO2 absorve o calor da luz infravermelha de forma constante e mais elevada do que o nitrogênio e o oxigênio, os dois principais componentes da atmosfera. Logo, quanto mais CO2 for lançado no ar, mais a temperatura do planeta irá aumentar.

Os cientistas atribuem o aquecimento global à ação humana porque os homens são os maiores responsáveis pelo lançamento de CO2 na atmosfera. Quando a Revolução Industrial teve início, por volta de 1800, o número de partículas por milhão (PPM) na atmosfera era de 280. Este ano, esse número chegou a 400.

A queima de combustíveis fósseis foi o fator que mais contribuiu para esse aumento. Porém, o aumento da concentração de CO2 também foi influenciado por outras causas, como o desmatamento, o aumento da fuligem e partículas aerossóis na atmosfera. Para os cientistas, não resta mais nenhuma dúvida de que a ação humana foi o maior agente no aquecimento global.

Fontes:
The Economist-Why scientists are (almost) certain that climate change is man-made

2 Opiniões

  1. João Ricardo disse:

    Não convenceu, pois, é perfeitamente possível refutar estes argumentos. Ainda continuo com a opinião de que esse negócio de aquecimento global é puro meio de vida para muitas industrias e empresas que pegaram carona no ciclo natural do planeta.

  2. Roberto1776 disse:

    Parece-me que a pergunta- subtítulo desse artigo deveria ser
    Entenda por que os cientistas AINDA têm dúvidas de que a humanidade foi a maior responsável pelas mudanças climáticas que o planeta atravessa.
    Além disso, esse painel, IPCC, ao que tudo indica, não é uma entidade muito confiável, devido às manipulações de dados, já comprovadas.
    Seria interessante ouvir a opinião do SITE.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *