Início » Internacional » Aquecimento global pode agravar pobreza, alerta Banco Mundial
Clima

Aquecimento global pode agravar pobreza, alerta Banco Mundial

Fenômenos raros, que ocorrem uma vez a cada 100 anos, podem se tornar a 'nova norma climática'

Aquecimento global pode agravar pobreza, alerta Banco Mundial
Certos desequilíbrios climáticos já são 'inevitáveis' (Fonte: Reprodução/Reuters)

Um relatório divulgado neste domingo, 23, pelo Banco Mundial afirma que o aquecimento global pode “agravar consideravelmente” a pobreza em várias regiões do mundo ao secar colheitas e ameaçar a segurança alimentar de milhões de pessoas.

É necessária uma “ação forte e rápida”, ressaltou a instituição, que colocou em alerta três regiões: América Latina, Oriente Médio e Europa Oriental.

De acordo com o Banco Mundial, fenômenos raros, que ocorrem uma vez a cada 100 anos, podem se tornar a “nova norma climática”.

O relatório, elaborado com o apoio de um instituto alemão, alerta ainda que o rendimento dos cultivos de soja podem cair entre 30% e 70% no Brasil, enquanto metade das plantações de trigo na América Central ou na Tunísia podem desaparecer.

O Banco Mundial destacou que as populações “mais pobres” e as mais “excluídas socialmente” serão as primeiras vítimas.

O documento também afirma que, no caso de um aumento da temperatura em 4°C, até 80% das áreas do Oriente Médio e da América do Sul podem ser afetadas por ondas de calor de uma amplitude “sem precedentes”, podendo provocar aumento nas migrações.

Mesmo que sejam adotadas medidas de controle ambiciosas, certos desequilíbrios climáticos já são “inevitáveis”, conclui a instituição.

Fontes:
Público - Aquecimento global pode "agravar consideravelmente" a pobreza

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *