Início » Internacional » Arábia Saudita promete equiparar arsenal nuclear ao do Irã
Acordo EUA-Irã

Arábia Saudita promete equiparar arsenal nuclear ao do Irã

Arábia Saudita e outros países árabes afirmam que não vão restringir seus programas nucleares, enquanto os EUA dão aval para o Irã prosseguir com o seu

Arábia Saudita promete equiparar arsenal nuclear ao do Irã
A ideia foi defendida pelo príncipe saudita Turki bin Faisal, ex-chefe de inteligência da Arábia Saudita (Foto: Wikipedia)

O presidente americano, Barack Obama, tem um encontro marcado com líderes árabes nesta quinta-feira, 14, em Camp David, casa de campo presidencial localizada em Maryland, EUA.

O maior desafio de Obama no encontro será dissuadir os líderes de iniciar uma corrida nuclear no Oriente Médio. Nas últimas semanas, líderes árabes vêm afirmando que pretendem manter seus arsenais nucleares na mesma capacidade que será permitida ao Irã.

Para eles é inviável a ideia de apenas assistir o Irã sendo autorizado a manter seu arsenal e avançar seu programa. Eles pretendem equiparar seus arsenais nucleares a qualquer que seja a capacidade que será permitida ao Irã.

A ideia foi defendida pelo príncipe saudita Turki bin Faisal, ex-chefe de inteligência da Arábia Saudita. “O que os iranianos tiverem, nós vamos ter”, disse Faisal, em uma conferência de estudos políticos na capital sul-coreana Seul.

No acordo nuclear com o Irã, os EUA permitirão que o país árabe mantenha em funcionamento 5 mil centrífugas nucleares e prossiga com seu programa nuclear, que ficará sob vigilância. Porém, Israel e outros países árabes de maioria sunita afirmam que, na prática, Obama está reconhecendo o direito do Irã de continuar a enriquecer urânio, um dos caminhos para se desenvolver uma arma nuclear. A grande questão é: se Washington deu aval para que o programa nuclear do Irã prossiga, por que eles seriam proibidos de seguir com os seus?

Não será uma tarefa fácil para Obama dissipar as suspeitas que a Arábia Saudita e outros líderes árabes têm em relação ao acordo com o Irã, o que ficou claro em outra declaração dada por Faisal em Seul. “Ele traiu seus aliados ao assinar o acordo.  Nós fomos os maiores parceiros dos EUA durante os últimos 50 anos”.

Fontes:
The New York Times-Saudi Arabia Promises to Match Iran in Nuclear Capability

2 Opiniões

  1. Roberto Henry Ebelt disse:

    É notável a incapacidade dos democratas, a esquerda americana, em todas os campos da política, tanto interna como externa.
    O Jimmy Carter que o diga.
    Ele conseguiu ressuscitar o já falecido, e pronto para se enterrado, Leonel de Moura Brizola, dando-lhe um passaporte americano.
    Depois permitiu que os aiatolás mantivessem reféns americanos presos em Teerã durante mais de 400 dias.
    Eles estão sempre fazendo besteiras que só os republicanos conservadores e de direita conseguem resolver.
    Agora o babaca mor dos EUA se faz de bonzinho com as serpentes persas.
    Só falta ele vir puxar o saco da presidenta e de seu chefe aqui no Brasil.
    E assim a esquerda destrói, a cada dia que passa, no mundo inteiro, tudo que a direita consegue construir.

  2. jayme endebo disse:

    Obama deveria devolver o premio Nobel que recebeu pois até agora só fez besteiras e está criando uma corrida armamentista na região mais explosiva do planeta, está repetindo o que o Jimmy Carter fez.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *