O governo argentino estuda distribuir alimentos antes do Natal e do Ano Novo para evitar uma onda saques a estabelecimentos comerciais do país.
A distribuição de alimentos terá como foco a Grande Buenos Aires, que no ano passado foi palco de saques e conflitos sociais gerados da crise econômica e da escassez no país.
A medida foi tomada por conta de indícios de que uma onda de saques localizados estaria sendo preparada para ocorrer durante as festas de fim de ano. Na última segunda-feira, 24, o secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, disse ter recebido relatórios confidenciais que indicavam a preparação de saques em dezembro.
Segundo Berni, entre os organizadores dos saques estariam membros da oposição do Partido Justicialista, legenda peronista que não é alinhada ao governo de Cristina Kirchner. O secretário afirmou que o governo está preparando medidas contra “grupos políticos que pretendem provocar uma explosão social”.
Em dezembro do ano passado, mais de 3 mil estabelecimentos comerciais fora saqueados na Argentina. Agora, a Casa Rosada, governadores e prefeitos querem evitar uma nova onda de saques.
Fontes:
Estadão-Argentina planeja distribuir comida para evitar saques
221 visualizações
4 comentários
A Argentina que era um país sustentável e exportador, passou a estar em crise bolivariana.
Esperemos que o Estado Brasileiro não cometa o mesmo erro.