Início » Internacional » Arqueólogos mapeiam uma cidade medieval sem escavações
reino unido

Arqueólogos mapeiam uma cidade medieval sem escavações

Usando técnicas modernas de magnetometria, resistência de terra, radar de penetração no solo e tomografia, arqueólogos mapearam Old Sarum, um condado do século XI

Arqueólogos mapeiam uma cidade medieval sem escavações
Old Sarum era originalmente uma fortaleza da Idade do Ferro que foi erguida por volta de 400 a.C. (Reprodução/English Heritage)

Arqueólogos britânicos da Universidade de Southampton mapearam uma cidade medieval inglesa usando técnicas modernas de varredura e criando um mapa detalhado, sem precisar do uso da escavação.

As técnicas revelaram uma rede de edifícios que se ergueram em um local do século XI conhecido como Old Sarum, no condado de Wiltshire, na Inglaterra. As técnicas modernas utilizadas para o levantamento do terreno incluíram magnetometria, resistência de terra, radar de penetração no solo e tomografia de resistividade elétrica, que utiliza eletrodos para sondar o subsolo.

A pesquisa revelou uma série de grandes estruturas, possivelmente de defesa, com grandes áreas ao ar livre, para reunir pessoas ou estocar recursos. O estudo se concentra no interior e no exterior das muralhas, no que teria sido o forte.

“Os arqueólogos e historiadores sabiam há séculos que havia uma cidade medieval em Old Sarum, mas até agora não havia nenhum mapa adequado do sítio”, disse o diretor do setor de serviços de prospecção arqueológica da universidade, Kristian Strutt.

O Old Sarum era originalmente uma fortaleza da Idade do Ferro que foi erguida por volta de 400 a.C. e ocupada pelos romanos após a conquista da Grã-Bretanha em 43 d.C.

O sítio arqueológico é o ponto original da cidade de Salisbury, que fica a pouco mais de 3,5 km de distância. Ao longo dos séculos, romanos, normandos e saxões deixaram suas marcas no local.

Fontes:
BBC Brasil-Arqueólogos britânicos mapeiam cidade medieval sem fazer escavação

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *