Início » Cultura » Arquitetura » Arquiteto revela plano para construir ciclovias elevadas em Londres
‘Skycycle’

Arquiteto revela plano para construir ciclovias elevadas em Londres

Malha cicloviária de 220 ​​km suspensa sobre os trilhos do metrô permitiriam que ciclistas pedalassem para o trabalho acima do trânsito caótico da cidade

Arquiteto revela plano para construir ciclovias elevadas em Londres
Ciclovias elevadas dariam uma segurança adicional aos ciclistas, que não teriam de dividir espaço com motoristas e pedestres (Divulgação/Foster and Partners)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pedalar nos ares pode parecer ficção científica, mas se o arquiteto inglês Norman Foster conseguir o que quer, em breve Londres poderá dispor de ciclovias suspensas no céu.

Revelado esta semana, o projeto Skycycle propõe uma rede de ciclovias içada acima das linhas ferroviárias, permitindo que ciclistas atravessem a cidade sem se preocupar com o trânsito caótico nas estradas abaixo.

O projeto, que tem o apoio da Network Rail and Transport de Londres, requer a construção de mais de 220 km de vias restritas a bicicletas instaladas acima da rede ferroviária da cidade, suspensas por torres e acessíveis por mais de 200 pontos de entrada . Com até 15 metros de largura, cada uma das dez rotas poderia acomodar até 12 mil ciclistas por hora e melhorar o tempo de viagem em até 29 minutos, de acordo com os idealizadores do Skycycle.

Desenvolvido pelos escritórios de arquitetura Exterior Architecture, Foster and Parners e Space Syntax, a rede cobriria uma região com seis milhões de habitantes, metade dos quais vive e trabalha a 10 minutos de distância de uma entrada. Mas as ambições dos arquitetos vão muito além de Londres.

“O sonho é você poder acordar em Paris e pedalar até a Gare du Nord”, disse Sam Martin da Exterior Architecture. “Em seguida pegar um trem para Stratford e pedalar até o centro de Londres em poucos minutos, sem se preocupar com caminhões ou ônibus”.

Após uma reunião com o Network Rail no ano passado, o time de arquitetos agora concentra seus esforços na construção de uma rota de testes de 6,5 quilômetros, que estimam custaria cerca de 220 milhões de libras. O acesso à malha cicloviária exige a instalação de rampas ao lado das estações de metrô já existentes.

O financiamento continua a ser o grande desafio do Skycycle, e os designers estão atualmente à procura de patrocínio para financiar um estudo de viabilidade.

 

Fontes:
The Guardian - Norman Foster unveils plans for elevated 'SkyCycle' bike routes in London

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. helo disse:

    Calatrava´projetou uma ponte de aço em Bilbao muito leve. Se o skycycle pegar ele terá milões de projetos. Se os projetos forem leves e forem dele é bem interessante.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *