Início » Internacional » As diferenças entre as igrejas Católica e Ortodoxa
RELIGIÃO

As diferenças entre as igrejas Católica e Ortodoxa

Papa e Patriarca russo se encontram em Cuba nesta sexta-feira, 12

As diferenças entre as igrejas Católica e Ortodoxa
Papa Francisco e Patriarca Kirill (Foto: Wikimedia)

Nesta sexta-feira, 12, o Papa Francisco vai ter um encontro histórico com o Patriarca Kirill de Moscou, em Cuba. Este é um encontro inusitado, já que não ocorre há séculos. Para um não cristão ou até mesmo para cristãos que não conheçam a doutrina  a fundo, as igrejas Católica e Ortodoxa podem parecer bem semelhantes. As duas têm cerimônias elaboradas, uma hieraquia dentro do clero e muitas tradições. Há aparentemente apenas uma pequena diferença que separa as versões que eles usam quanto à Santíssima Trindade, de que um só Deus está em três pessoas: no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

Como ambas as igrejas tem memórias longas, diferenças que nasceram há séculos ainda importam. A separação oficial ocorreu em 1054 e refletiu na competição cultural e geopolítica entre o Império Romano oriental, mais conhecido como Bizantino, que falava grego, e o ocidental, que falava latim. As tensões aumentaram no início do século XI quando os católicos da Normandia invadiram o sul da Itália, que falava grego, e impuseram as práticas latinas nas igrejas de lá. O Patriarca da Constatinopla em retaliação impediu a veneração latina em sua cidade natal. O papa enviou uma delegação para Constantinopla para esclarescer a questão. O líder da delegação excomungou o Patriarca e o Patriarca fez o mesmo com o visitante.

Para um ortodoxo, a teologia católica parece execessivamente categórica e legalista. Já para os católicos, a teologia ortodoxa parece vaga e ambivalente. O encontro desta sexta-feira, provavelmente, não vai resolver todas as diferenças, mas pelo menos os líderes religiosos vão poder se entender melhor.

Fontes:
The Economist-The differences between the Catholic and Orthodox churches

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. Francisco R Nascimento disse:

    Para o bem do humano que teme seu futuro sombrio, após a morte, transcrevo o comentário do VERDADEIRO BUDISMO que afirma o seguinte: “””Bonzos, freiras, clérigos e Pastores vis serão em número tão grande quanto os grãos de areia do Rio Ganges, durante os Últimos Dias da Lei (Era Presente), em busca de fama e fortuna. Todos eles cairão no Inferno.””” Herodes morreu no 4o. ano A.C. e já perseguia Jesus. O Novo e o Velho Testamento são um amontoado de “estórias”, mas os Infernos do Mundo Tríplice são reais.
    Buda Original NICHIREN DAISHONIN – Gosho Zenshu

  2. Roberto1776 disse:

    Dois b* se encontrando em Cuba. Isso pode dar filme: OS TRÊS PATETAS NO CARIBE, com participação especial de Raul Castrinho. Lamentável o posicionamento deste argentino comunista de quinta categoria que não tem o mínimo respeito pelos católicos daquela ditadura nojenta que agora se faz de anfitriã das igrejas católicas.

  3. Vitafer disse:

    Bem venenosos vocês, Francisco e Roberto. Dão a impressão de ser muito caridosos e amantes do próximo… É bom saber que há quem pense diferente de vocês.

  4. Pedro disse:

    Não acredito em religião ou religiosos, todos tem o mesmo objetivo: Manipular, enganar e tirar dinheiro do povo, dos pobres principalmente.

  5. Roberto Letelier disse:

    Roberto e Francisco são como navios sem capitão, andam à deriva sem saber onde podem aportar,falta o bom senso e clareza de pensamento. quanto a Pedro que não tem religião, pobrezinho, ainda não acordou para o fato que a religião é una e os homens são outros, os homens passam, mas a religião não.

  6. Ludwig Von Drake disse:

    Em 1949 o Papa Pio XII excomungou todos os comunistas. Como o Papa de Roma estava representado pela delegação em 1054; então Papa, Patriarca e Raul Castro são todos excomungados. Gostaria de ter assistido esse encontro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *