Início » Internacional » As semelhanças entre islamismo e cristianismo
RELIGIÃO

As semelhanças entre islamismo e cristianismo

As semelhanças entre as duas religiões podem ser maiores do que o popularmente acreditado

As semelhanças entre islamismo e cristianismo
'Valores espirituais em comum' afloraram durante a conversa entre o presidente e o papa (Foto: Abr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma das imagens mais comentadas esta semana mostra o papa Francisco sorrindo ao lado do presidente do Irã, Hassan Rouhani, que está em viagem oficial pela Europa, na esperança de assegurar a saída de seu país do isolamento internacional.

O visitante iraniano pediu as preces do papa, e o Vaticano anunciou que “valores espirituais em comum” afloraram durante a conversa. Foi a primeira reunião entre um papa e um presidente iraniano desde 1999.

A conversa de 40 minutos, com intérpretes, provavelmente não foi longa o suficiente para aprofundar estes sentimentos em comum. Mas, entre os observadores do mundo das religiões, tem sido sugerido que a divisão entre os xiitas e os sunitas do Islã corresponde, em alguns aspectos, com a divisão entre católicos e protestantes no cristianismo.

Mas para Vali Nasr, um diplomata acadêmico iraniano-americano, que é uma autoridade mundial em xiitas, as semelhanças são muitas. Ele argumenta que ambos os islâmicos xiitas e os católicos tem respeito pelas autoridades cléricas e por tradição teológica, à medida que evoluem com o tempo; isto está em contraste com a insistência de muitos sunitas, assim como de protestantes, de voltar à revelação divina e ignorar tudo o que veio depois.

Na tradição xiitas, assim como na católica, há uma longa linha de sucessão pela qual autoridade sagrada foi transferida ao longo dos séculos. Entre ambas as religiões, há ênfase na ideia de martirização, que leva à redenção. Algumas imagens de Alá, morto, cujo assassinato em 680 é um evento primordial para os xiitas, têm pelo menos uma pequena semelhança com a descrição de Jesus Cristo.

Fontes:
The Economist-Sectarian splits are widening in Islam and lessening in Christianity

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    As tentativas de endeusar Hussein nunca prosperaram, como no cristianismo, onde tornaram Deus o filho da carpinteiro; por isso, não foi Alá quem morreu em 680, como afirma o texto, mas o Iman Hussein; e sim, há semelhanças entre os xiitas e o cristianismo anterior à reforma protestante, por isso prefiro os sunitas.

  2. Beraldo disse:

    Difícil desvincular qualquer religião, da condição de sustentáculo espiritual do poder de plantão, vigente em todas as civilizações, desde priscas eras, sem descer a detalhes. Não poucos preferem acreditar que existe um só Deus Criador e Gestor de Tudo e fim de papo. Melhor mesmo é o dito popular brasileiro: “religião, política e futebol não se discute”

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *