Início » Gráfico » As temperaturas mais quentes da Terra
aquecimento global

As temperaturas mais quentes da Terra

Climas extremos se tornam cada vez mais comuns

As temperaturas mais quentes da Terra
Austrália enfrenta onda de calor extremo e incêndios florestais (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O planeta está ficando mais quente. Globalmente, os dez anos mais quentes foram registrados nos últimos 15 anos e os recordes de temperaturas altas também estão sendo quebrados em diversos países. Enquanto isso, climas extremos se tornam cada vez mais comuns.

No último dia 8 de janeiro, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) anunciou que 2012 foi o ano mais quente da história norte-americana. A média da temperatura nacional (de 12,9°C) subiu 0.6°C, ultrapassando o recorde registrado em 1998. O ano passado também foi considerado pela NOAA o segundo com mais extremos climáticos (ficando atrás apenas de 1998) devido à alta incidência de tempestades, precipitações e furacões.

A Austrália também vem experimentando alguns extremos indesejáveis. Atualmente o país se encontra em meio a uma forte onda de calor. Incêndios florestais expulsam pessoas de suas casas, enquanto as temperaturas de verão atingem novos recordes. E parece que as coisas vão ficar ainda mais quentes. Esta semana o Serviço de Meteorologia da Austrália adicionou novas cores ao seu mapa para indicar que as temperaturas podem chegar a 52°C na próxima semana, superando o recorde de 50°C, de 1960.

Fontes:
The Economist-Mercury rising

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Francyne disse:

    Não entendi pq o Brasil não está ai?! fizeram 48º no Rio de Janeiro!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *