Início » Internacional » Assad faz visita surpresa a Moscou
GUERRA NA SÍRIA

Assad faz visita surpresa a Moscou

Viagem do presidente sírio à Rússia revela a importância do reforço militar russo na luta contra grupos islâmicos e rebeldes que querem tirar Assad do poder

Assad faz visita surpresa a Moscou
O presidente sírio Bashar al-Assad esbanjou sorrisos em visita ao presidente russo, seu maior aliado (Foto: Alexei Druzhinin / serviço de imprensa do presidente russo / TASS)

O presidente sírio, Bashar al-Assad, viajou para o exterior na terça-feira, 20, pela primeira vez desde que suas tropas começaram uma violenta repressão a protestos de rua em março de 2011, iniciando uma catastrófica guerra civil no país. E para onde mais ele poderia ir além de Moscou?

Em uma reunião surpresa com o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, os dois líderes falaram sobre o apoio militar russo ao regime sírio e concordaram em dar continuidade à luta contra os inimigos de Assad.

Putin disse que havia convidado Assad, agradecendo-lhe por “vir a Moscou, apesar de uma situação trágica em seu país”.

Um sorridente Assad apertou a mão de Putin e de outros funcionários, agradecendo os russos “por apoiarem a integridade territorial da Síria e sua independência”.  A guerra síria já matou cerca de 250 mil pessoas desde 2011.

Assad não ficou muito tempo e estava de volta em Damasco já nesta quarta-feira, 21. Em breves declarações públicas, os dois líderes concordaram que a guerra contra os grupos terroristas na Síria é necessária e que algum tipo de solução política não especificada entre todos os lados é o único caminho a seguir.

A viagem reflete a confiança renovada de Assad depois que cerca de 50 aviões de guerra russos e centenas de tropas iranianas se juntaram à luta contra uma série de grupos islâmicos e rebeldes lutando para afastá-lo do poder.

Fontes:
AP - Syrian Presidente Assad Traveles to Moscow to Meet Putin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *