Início » Internacional » Ataque terrorista deixa dezenas de mortos no Afeganistão
TERRORISMO

Ataque terrorista deixa dezenas de mortos no Afeganistão

Até o momento, 68 pessoas morreram e outras 165 ficaram feridas em um dos atentados terroristas mais mortais do ano no Afeganistão

Ataque terrorista deixa dezenas de mortos no Afeganistão
Ataque aconteceu em Mamand Dara, distrito de Nangarhar (Foto: Wikimedia)

Pelo menos 68 pessoas morreram e outras 165 ficaram feridas em um ataque terrorista em Nangarhar, no Afeganistão, na última terça-feira, 11. Esse é tido como um dos mais mortais atentados ocorridos no país este ano.

O ataque aconteceu no distrito de Momand Dara, em uma parte rural de Nangarhar, durante uma manifestação pacífica. De acordo com Attaullah Khogyani, porta-voz do governador de Nangarhar, um homem-bomba se aproximou de uma tenda cheia de manifestantes e detonou seu colete explosivo. O protesto afegão exigia a saída de Bilal Pacha, comandante da Polícia, que é acusado de envolvimento em assassinatos, roubos e prisões irregulares.

“O agressor suicida saiu de um carro branco e correu em direção à tenda dos manifestantes. […] Ele gritou ‘Deus é grande’ e depois se explodiu”, explicou Sayed Qayoom, que testemunhou o ataque, ao New York Times.

Este foi aparentemente o mais recente de uma série de atentados terroristas que estão sendo promovidos pelo Estado Islâmico (EI) no Afeganistão – apesar de semelhante, e estar sendo apontado como responsabilidade do EI, ainda não houve reivindicação do ataque. Anteriormente, a organização terrorista havia prometido atacar escolas na região. Ao todo, três instituições de ensino já foram alvo este mês, e outras três foram atacadas nos últimos meses.

No caso das escolas, duas instituições de ensino para meninas e uma para meninos foram os alvos, com bombas sendo escondidas perto dos prédios escolares. Um menino de 14 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas.

Insurgentes do Talibã, que também é ativo na região, negaram que a organização tenha envolvimento no ataque de terça. A última fortaleza do Estado Islâmico no Afeganistão fica em Nangarhar, onde militares americanos e afegãos realizam operações para reduzir a área controlada pelo grupo terrorista.

Já nesta quarta-feira, 12, segundo o Ministério da Saúde do Afeganistão, mais de 30 pessoas morreram e outras 91 ficaram feridas em um outro ataque do Estado Islâmico no país. O homem-bomba chegou a um ginásio a pé e detonou um colete repleto de explosivos. Horas depois, um veículo com explosivos também foi detonado perto do ginásio, matando trabalhadores do serviço de emergência, jornalistas e civis.

 

Leia também: Violência atinge novo recorde no Afeganistão
Leia também: Grupos extremistas retomam controle no Afeganistão

Fontes:
The New York Times-Bombing in Afghanistan Kills at Least 68 at Peaceful Protest
BBC-Afghanistan attack: Nangarhar suicide blast toll soars

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *