Início » Internacional » Ataques do Isis em mesquitas no Iêmen deixam 126 mortos
terrorismo

Ataques do Isis em mesquitas no Iêmen deixam 126 mortos

Os ataques na capital resultaram em, no mínimo, 126 mortos e 260 feridos

Ataques do Isis em mesquitas no Iêmen deixam 126 mortos
Menina ferida é carregada para fora da mesquita atacada (Reprodução/Khaled Abdullah/Reuters)

Nesta sexta-feira, 20, uma onda de atentados feita pelo Estado Islâmico (Isis) em Sanaa, capital do Iêmen, deixou pelo menos 126 mortos e 260 feridos. Segundo autoridades locais, as ações foram feitas por homens-bomba em mesquitas xiitas da capital. De acordo com a Reuters, esta é pior onda de violência no país em anos.

Os ataques ocorreram durante e depois das orações do meio-dia, nas mesquitas xiitas de al-Badr e al-Hashahush. De acordo com o editor-chefe do jornal Yemen Post, Hakim Almasmari, as duas mesquitas são locais xiitas muito populares em Sanaa. Os templos, que ficam na região central da capital, recebem principalmente simpatizantes do grupo xiita Houthi, uma minoria que tomou o controle da capital em janeiro. A mesquita de al-Hashahush, por exemplo, é frequentada por líderes do grupo. O imã Ahmed al-Mutauakil, membro da executiva do movimento, ficou ferido e foi levado ao hospital.

Há meses os houthis e o governo sunita vêm se confrontando, aumentando as tensões que surgiram com a deposição do ex-presidente Ali Abdullah Saleh em 2012, na Primavera Árabe. Os houthis reclamavam de ser marginalizados pela maioria sunita. Em setembro passado, eles entraram na capital, cobrando maior participação no poder. Em janeiro, tomaram o palácio presidencial, obrigando o presidente Abd Rabbo Mansur Hadi a fugir.

Fontes:
O Globo-Atentados a mesquitas xiitas matam ao menos 77 pessoas na capital do Iêmen
Reuters- Suicide bombers hit two mosques in Yemen, killing 50
The New York Times-Dozens Killed in Suicide Attacks at Shiite Mosques in Yemen

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *