Início » Vida » Comportamento » Até almoço grátis pode influenciar prescrições médicas
RECEITAS POR BRINDES

Até almoço grátis pode influenciar prescrições médicas

Representantes farmacêuticos que levam brindes ou ofereçam jantares a médicos têm mais chances de vender seus medicamentos

Até almoço grátis pode influenciar prescrições médicas
Setor farmacêutico diz que a prática ajuda a educar os médicos sobre o uso apropriado de medicamentos novos (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um novo estudo publicado online nesta segunda-feira, 20, pela JAMMA International Medicine, mostra que médicos americanos que receberam uma única refeição de graça de uma farmacêutica estavam mais inclinados a prescrever medicamentos daquela marca do que médicos que não receberam a refeição, que custa, em média, cerca de US$ 20 (aproximadamente R$70).

Os resultados foram baseados em uma análise de dados do governo americano que relacionava pagamentos a médicos e a prescrição de determinadas marcas. Pesquisadores examinaram pagamentos e receitas de 2013, associadas com três medicamentos cardiovasculares e antidepressivos, cada um com alternativas de baixo custo.

Representantes farmacêuticos rotineiramente levam refeições grátis para consultórios médicos em uma tentativa de conseguir reuniões para promover seus medicamentos. Também é comum convidar os médicos para jantares em restaurantes ou convenções em resorts para que outros médicos possam falar sobre certos medicamentos.

O setor farmacêutico diz que a prática ajuda a educar os médicos sobre o uso apropriado de medicamentos novos. Críticos argumentam que ela pode influenciar as decisões dos profissionais e aumentar o preço das drogas.

Estudos anteriores mostraram que pagamentos de grandes quantias podem influenciar os hábitos de prescrição dos médicos. O novo estudo mostra que até pequenos pagamentos e brindes estão associados com o aumento do número de prescrições para certas marcas.

Fontes:
The Wall Street Journal-Even Cheap Meals Influence Doctors’ Drug Prescriptions, Study Suggests

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. fernando disse:

    Aqui no Brasil a febre do momento é a “carência de vitamina D”

  2. helo disse:

    O marketing é poderoso, a amostra grátis é uma forma poderosa de introduzir medicamentos novos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *