Início » Internacional » Até Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz de 2016
DO PAPA A TRUMP

Até Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz de 2016

Um recorde de mais de 376 pessoas e organizações foram nomeadas ao prêmio, entre os quais o presidenciável americano Donald Trump, o Papa Francisco e a chanceler alemã

Até Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz de 2016
O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump foi indicado ao prêmio (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um recorde de 376 indicações de candidatos foram submetidas ao Prêmio Nobel da Paz este ano, entre elas figuras tão diferentes como Donald Trump, Angela Merkel e o Papa Francisco. Ao todo, o Instituto Nobel recebeu 228 indicações de pessoas e 148 de organizações.

O recorde anterior ocorreu em 2014, quando 278 candidatos foram nomeados. O chefe do Instituto Nobel, Olav Njolstad, disse que o número recorde de indicações este ano é um reflexo de eventos acontecendo ao redor do mundo.

“Vivemos em um mundo onde há uma série de conflitos e onde há um certo número de acontecimentos que estão indo em uma direção mais positiva. Claramente, isso tem inspirado muitas pessoas a exercer o seu direito de nomear alguém.”

A totalidade dos nomes na lista não será divulgada por pelo menos 50 anos, a menos que as autoridades responsáveis pelas indicações– deputados, ministros, antigos laureados, alguns professores universitários, entre outros – decidirem revelar publicamente o seu candidato.

Até agora, sabe-se que estão na lista o pré-candidato republicano à presidência americana Donald Trump, os negociadores do processo de paz na Colômbia, o Papa Francisco, a chanceler alemã Angela Merkel e os moradoras de ilhas gregas que estão ajudando refugiados, além da atriz e ativista americana Susan Sarandon.

A lista inclui também o ginecologista congolês Denis Mukwege, a iraquiana Nadia Murad, sequestrada de sua aldeia por combatentes do Estado Islâmico em agosto de 2014 e mantida por três meses como escrava sexual, e a equipe feminina da Federação de Ciclismo Afegã, que foi nomeada por um grupo de ministros italianos que pretendem chamar a atenção para as vantagens econômicas, democráticas e ambientais da bicicleta.

Os cinco membros do Comitê do Nobel, que escolhem o ganhador, tiveram sua primeira reunião na última segunda-feira, 1º. O nome ou nomes dos ganhadores – pode haver no máximo três – serão anunciados no dia 7 de outubro.

Fontes:
The Guardian - Nobel peace prize: record nominations including Trump and Pope

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Nenhum dos nomes parece adequado: Um porque é fanfarrão e zombeteiro; outra porque ajudou a dar fôlego ao regime de violência da Síria ao aceitar tantos refugiados; e o terceiro, porque representa um pensamento religioso que não é capaz de cumprir o que promete.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *