Início » Internacional » Atentado deixa dezenas de mortos em aeroporto de Istambul
TERRORISMO

Atentado deixa dezenas de mortos em aeroporto de Istambul

'Está claro que este ataque não tem como alvo nenhum resultado, mas apenas criar material de propaganda contra nosso país usando o sangue e a dor de pessoas inocentes', afirmou o presidente turco

Atentado deixa dezenas de mortos em aeroporto de Istambul
Destruição no aeroporto internacional de Ataturk, em Istambul, após o atentado nesta terça (Fonte: Reprodução/140journo/via Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pelo menos 41 pessoas morreram, além de três agressores suicidas, e outras 239 ficaram feridas após atentado suicida na noite desta terça-feira, 28, no aeroporto internacional de Ataturk, em Istambul, na Turquia.

O aeroporto de Ataturk é o maior da Turquia, o terceiro mais movimentado da Europa e o 11º mais movimentado do mundo. O primeiro-ministro turco, Binali Yıldırım, informou que o terminal internacional do aeroporto foi atingido por três explosões antes da área do raio X.

O ministro turco da Justiça, Bekir Bozdağ, disse que três homens-bomba abriram fogo com fuzis Kalashnikov antes de se explodirem. O ataque ainda não foi reivindicado por nenhum grupo. Suspeita-se, no entanto, de que tenha sido uma ação do Estado Islâmico, segundo a agência turca Dogan, que atribui a informação a fontes policiais.

O próprio premier turco confirmou que as informações iniciais sugerem que o Estado Islâmico seja o responsável pelo ataque no aeroporto.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, convocou uma reunião de emergência com o premier e comandantes militares, e ressaltou, em comunicado, que “está claro que este ataque não tem como alvo nenhum resultado, mas apenas criar material de propaganda contra nosso país usando o sangue e a dor de pessoas inocentes”.

“Não se enganem: para organizações terroristas, não há diferenças entre Istambul e Londres, Ancara e Berlim, Izmir e Chicago ou Antalya e Roma. A menos que todos os governos e toda a humanidade unam forças na luta contra o terrorismo, coisas muito piores do que tememos imaginar hoje se tornarão realidade”, afirmou ainda o presidente turco.

O Aeroporto de Ataturk já foi reaberto e está em operação nesta quarta-feira, 29. Voos domésticos e internacionais estão atrasados. Além disso, muitos voos foram cancelados.

Fontes:
G1 - Explosões no aeroporto de Istambul deixam 36 mortos
Estado de S.Paulo-Número de mortos em atentado no aeroporto de Istambul sobe para 41

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *