Início » Internacional » Ato no Japão lembra de explosão da bomba atômica em Hiroshima
Bombas atômicas

Ato no Japão lembra de explosão da bomba atômica em Hiroshima

O ato ocorreu nesta quarta-feira, 6, e às 8h15 da manhã do horário local (20h15 de Brasília) foi realizado um minuto de silêncio pelas vitimas

Ato no Japão lembra de explosão da bomba atômica em Hiroshima
Hiroshima foi atingida pela bomba em 6 de agoto de 1945 e registrou 140 mil mortes diretas devido à bomba atômica (Reprodução/Folha de S. Paulo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Milhares de pessoas se reuniram em uma cerimônia para lembrar no Japão dos 69 anos que a bomba atômica atingiu Hiroshima. O ato ocorreu nesta quarta-feira, 6,  em Hiroshima e às 8h15 da manhã do horário local (20h15 de Brasília) foi realizado um minuto de silêncio pelas vitimas, o que corresponde ao horário exato em que a primeira bomba explodiu em território japonês em 6 de agosto de 1945.

Participaram do ato sobreviventes, familiares das vítimas, autoridades do governo e delegações estrangeiras. Com a bomba de Hiroshima, cerca de 140 mil pessoas morreram ou pela explosão ou pela exposição à radiação até dezembro daquele ano.

Já Nagasaki foi bombardeada em 9 de agosto de 1945, quando morreram mais de 70 mil pessoas. Os bombardeios anteciparam a capitulação do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto daquele ano.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, convidou o presidente Barack Obama e demais líderes de nações nucleares para visitar as cidades atingidas pelas bombas atômicas o mais cedo possível. Matsui defende o desarmamento nuclear.

Fontes:
Folha de S. Paulo - Ato lembra os 69 anos de explosão de bomba atômica em Hiroshima

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *