Início » Internacional » Aumentam boatos sobre a possível morte de Fidel Castro
Fidel Castro

Aumentam boatos sobre a possível morte de Fidel Castro

Exilados nos Estados Unidos detectam “tensão” incomum entre familiares de ex-presidente e pessoas ligadas aos militares cubanos

Aumentam boatos sobre a possível morte de Fidel Castro
Fidel Castro vai a uma galeria de arte em Havana em 2014 (Reprodução/Reuters)

A falta de transparência do regime cubano aumenta a circulação de boatos sobre a possível morte de Fidel Castro. Segundo algumas informações veiculadas nas últimas horas por parte de fontes venezuelanas, militares cubanos na Venezuela estariam voltando para a ilha.

Leia mais: O silêncio de Fidel

O Diario de Las Americas informou a convocação de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 9, por conta dessa onda de boatos. Fontes do Centro de Imprensa Internacional de Havana confirmaram a coletiva de imprensa para o Diario de Cuba, apesar da pessoa que atendeu ao telefone e se identificou como vigia, desconhecer o tema e a hora do encontro. Assim mesmo, ele afirmou que não teria como saber, porque não havia mais ninguém trabalhando no centro.

O  ex-governador do estado de Monagas, José Briceño, disse na quinta-feira, 8, que “há fortes movimentações nos aeroportos” e que os militares cubanos haviam recebido uma “ordem” para voltar para a ilha.

Ausência de Fidel

Fidel Castro não esteve presente no recebimento dos três agentes cubanos liberados pelos Estados Unidos em dezembro, nem fez nenhum pronunciamento sobre o reestabelecimento das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. Além disso, o general Raúl Castro não celebrou neste ano o aniversário da revolução como em outras ocasiões, a não ser visitando cemitérios. Na última quinta-feira, 8, Fidel completou um ano sem aparecer em público. A última vez foi quando compareceu à inauguração da galeria do artista cubano Alexis Leyva “Kcho”, um velho amigo, em Havana.

Segundo a América TV, esta ausência se soma a declaração de diferentes testemunhas de que o governo mandou restaurar as ruas e avenidas que levam ao cemitério de Santa Efigênia, em Santiago de Cuba, onde fica o panteão das Forças Armadas e onde autoridades estariam terminando o mausoléu onde Fidel seria sepultado. De acordo com o Diario de Cuba, o governo cubano não permite a passagem de pessoas onde fica o cemitério que se supõe estar a tumba de Castro. Boatos sobre a morte de Fidel são comuns desde 2006, quando o ex-presidente cubano delegou seu posto a seu irmão Raúl Castro por questões de saúde.

 

 

 

Fontes:
Diario de Cuba-La Habana convoca una rueda de prensa en medio de rumores sobre la muerte de Fidel Castro
El Correo-El exilio cubano detecta «tensión» entre familiares próximos a Fidel Castro
El Espectador-Rumores sobre muerte de Fidel Castro genera "tensiones" entre militares y su familia
Infobae-Cuba convoca a una conferencia de prensa en un día cargado de rumores
Uol-Fidel Castro não aparece em público há um ano, gerando rumores sobre sua saúde
Estado de S. Paulo-Em meio a rumores sobre morte de Fidel, Cuba convoca coletiva

11 Opiniões

  1. Celso disse:

    A Joana foi bem irônica no comentário dela.

  2. Joana Falabarato disse:

    Relativamente à falta de direitos, liberdades e garantias dos bandidose falta de cracolândias, Fidel e/ou o regime cubano são um exemplo a copiar, imitar. A população holandesa na sua maioria dispensa os carros; o povo anda de transportes públicos, bicicleta ou a pé, e são muito felizes.

  3. Almeida Sousa disse:

    De facto, logo depois da primavera Árabe, os dois irmãos abriram um pouco a economia de Cuba com medo de serem depostos pelo povo…

  4. Almeida Sousa disse:

    Todos os comunistas têm desculpas para usurpar poder… Foi por causa dos EUA, foi por isto, foi por aquilo. Querem apenas ficar ricos e viver bem toda a vida no poder, enquanto que o povo nem comida tem…

  5. Faustino Luiz Biavati disse:

    Sr Paulo Abreu: por favor, vá morar no paraíso cubano! O Sr não fará falta alguma aqui, afinal os ditadores como Fidel, são bem melhores, apenas prendem e fuzilam, sem julgamento, e se abrir a boca contra o governo, o sr vai direto para a prisão! Muito mais simples viver num país que nada produz, onde falta tudo, principalmente liberdade e que nem de carro precisa, pois com os salários locais, se tivesse um carro, não teria como abastecer! Mas claro: não tem bandido….foram todos fuzilados, bem mais barato e fácil!!

  6. jose disse:

    vai Fidel fica Raul em nada muda

  7. Jose trajano magalhaes disse:

    O mal de Cuba vai chegando ao fim
    Agora pode ser que surja um sol chamado Liberdade

  8. PAULO SERGIO CASSIANO DE ABREU disse:

    ELE FOI DISCRIMINADO PELO MUNDO AMERICANO., POIS EM CUBA Ñ EXISTE CRACOLANDIA., Ñ EXISTE BANDIDO .POIS BANDIDO É MORTO.., PQ LÁ…, Ñ EXISTE DIREITOS HUMANOS .DOS BANDIDOS…, TD MUNDO FALA MAL DE CUBA PQ Ñ TEM CARRO IMPORTADO DOS ESTADOS UNIDOS.,.,Q ADIANTA TER CARROS IMPORTADOS E BANDIDOS P/ ROUBAREM….,

  9. Nilson disse:

    Esse faraó já deve estar no inferno pagando por seus assassinatos!ainda tem pessoas que venera esse facínora imundo, como se fosse um Salvador da Pátria! Agora falta o câncer levar outro faraó do Brasil…

  10. Vitafer disse:

    O bem e o mal um dia têm fim.

  11. Roberto1776 disse:

    É a morte de fidel, o câncer de lula, mas até agora só temos boatos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *