Início » Vida » Comportamento » Número recorde de mulheres adere a métodos contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR

Número recorde de mulheres adere a métodos contraceptivos

Crescente número de mulheres adotando métodos contraceptivos pode reduzir a população global em 1 bilhão até 2030

Número recorde de mulheres adere a métodos contraceptivos
Uso de contraceptivo aumentou especialmente em países em desenvolvimento (Foto:)

Dados divulgados pela ONU mostram que a população mundial pode ser reduzida em 1 bilhão de pessoas nos próximos 15 anos.

O motivo é o crescente número de mulheres adotando métodos contraceptivos, especialmente em países em desenvolvimento, onde o planejamento familiar começou a aumentar desde o ano 2000.

Segundo a ONU, o percentual de mulheres no mundo entre 15 e 49 que usam métodos contraceptivos saltou de 46%, em 1970, para 64% em 2015.

O aumento foi constatado até mesmo na África, onde ainda há restrições aos métodos modernos de evitar a gravidez. De 1970 a 2015, o número de mulheres africanas que usam métodos contraceptivos subiu de 8,2% para 33,4%. Na Ásia, o percentual subiu de 28,4% para 67,8%. Na América Latina e no Caribe,  o percentual foi de 35,8% para 72,7%, enquanto a América do Norte teve um aumento de 64,5% para 74,8%.

A Europa e a Oceania foram os locais onde houve o menor aumento. Somado, o percentual de mulheres utilizando formas de evitar a gravidez nas duas regiões subiu de 64,2%, em 1970, para 69,2%, em 2015. O baixo aumento se deu porque as mulheres da região já usavam métodos contraceptivos na década de 1970.

“As projeções da ONU de crescimento da população já dão uma ideia do impacto que o acesso maior a planejamento familiar pode ter no mundo. Se em 2030 a média de tamanho das famílias for apenas um filho a menos, então a população mundial terá 8 bilhões de pessoas, em vez de 9 bilhões”, disse Jagdish Upadhyay, diretor da do Fundo de População da ONU.

Segundo Upadhyay, o aumento do planejamento familiar resulta em famílias menores, com filhos mais saudáveis e avanços financeiros, educacionais.

Fontes:
O Globo - Uso recorde de contraceptivo pode frear crescimento populacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Conclusão apressada do Upadhyay, famílias menores resultarão antes na diminuição do “exército de reserva” do capitalismo e no aumento de velhos. O mundo pode se tornar um grande balneário, cheio de aposentados veraneando e sem ninguém para produzir, exceto as máquinas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *