Início » Cultura » Esportes » Autoridades antidoping pedem que toda a delegação russa seja banida das Olimpíadas
OLIMPÍADAS DO RIO

Autoridades antidoping pedem que toda a delegação russa seja banida das Olimpíadas

Suspensão de toda a delegação russa dos Jogos do Rio por suspeita de doping generalizado seria uma medida sem precedentes

Autoridades antidoping pedem que toda a delegação russa seja banida das Olimpíadas
Ameaça de suspensão total da delegação russa dos Jogos deve agravar o embate entre Ocidente e Rússia (Foto: Divulgação/Kremlin.ru)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Autoridades antidoping de pelo menos 10 países e 20 grupos de atletas estão se preparando para tomar uma medida extraordinária: solicitar ao Comitê Olímpico Internacional que toda a delegação russa seja impedida de participar dos Jogos Olímpicos do Rio devido à confirmação de um amplo programa de doping patrocinado pelo governo russo.

O grupo deve pressionar as autoridades olímpicas sobre o assunto nesta segunda-feira, 18, menos de três semanas antes da abertura dos Jogos no Rio. Eles aguardavam a confirmação da suspeita de doping conduzido por funcionários do governo russo nos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014. A confirmação veio segunda-feira, em um relatório divulgado pela Agência Mundial Antidoping.

Leia também: Rússia pode ser barrada dos Jogos do Rio

A polêmica começou em maio, quando Grigory Rodchenkov, ex-diretor do laboratório antidoping da Rússia, disse ao New York Times que, a pedido do governo russo, ele encobriu o uso generalizado de substâncias proibidas por dezenas de atletas olímpicos russos nos Jogos de Sochi. Pelo menos 15 deles ganharam medalhas, segundo ele.

Autoridades russas negaram as acusações, atribuindo-as a uma conspiração ocidental destinada a manchar a imagem da Rússia. Mas as denúncias levaram à suspensão de toda a equipe de atletismo russa dos Jogos por violações de doping. Agora, a Rússia pode sofrer uma sanção ampla contra todos os atletas de todas as modalidades, uma medida sem precedentes na história das Olimpíadas.

Pelo menos 10 agências antidoping nacionais – incluindo a dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Japão, Suíça e Canadá – e mais de 20 grupos de profissionais do esporte representando atletas olímpicos de todo o mundo se uniram contra a Rússia, uma vez que já antecipavam a validação das denúncias de Rodchenkov.

 

Fontes:
The New York Times - Antidoping Officials Are Expected to Ask That Russia Be Barred From Rio Olympics

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Ronivaldo Oliveira disse:

    E em se tratando das olimpiadas aqui no Brasil, o que acham que vai acontecer? Pra quem viu o JN agora a pouco, a conversa é de que os BRs vão analisar ainda e decidir se vão ou não vetar a participação deles (Russos) nas Olimpiadas.
    Alguém duvida que essa conversa é meramente um convite para a oferta de dinheiro em troca da liberação da participação dos russos nas Olimpiadas?

  2. Keila disse:

    Acho que vi um dedinho do tio Sam !!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *