Início » Internacional » Bagdá volta a controlar bastião sunita
Iraque

Bagdá volta a controlar bastião sunita

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os militares norte-americanos entregaram, na última segunda-feira, o controle da província de Anbar ao governo iraquiano. A região — onde antes havia forte presença da insurgência sunita — é hoje uma das mais seguras do país.

A transferência da autoridade sobre Anbar se deu sob a intenção dos EUA de transferirem muitos dos 25 mil soldados que hoje estão na província para o Afeganistão, onde há uma onda de violência, enquanto que, no Iraque, a situação está melhorando.

Membros do governo norte-americano viram a transferência de autoridade como uma vitória do país e também como um sinal do crescente poder das forças de segurança do Iraque. Ao mesmo tempo, há polêmica sobre a postura do governo xiita de Bagdá em relação a uma das principais razões para todo este sucesso em Anbar.

Hoje, mais de 100 mil ex-insurgentes sunitas cooperam com o exército dos EUA, recebendo, por isto, cerca de US$ 300 por mês. Membros do governo xiita, no entanto, têm classificado esta situação de ilegítima e, recentemente, foram emitidos mais 650 mandados de prisão.

Fontes:
Washington Post - U.S. Military Returns Control of Anbar to Iraqis

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *