Início » Cultura » Bairro francês Quartier Latin é tomado por estudantes
NESTA DATA

Bairro francês Quartier Latin é tomado por estudantes

Em 11 de maio de 1968, estudantes tomaram as ruas do bairro Quartier Latin, em Paris, dando início a um movimento que foi o estopim da greve geral no país

Bairro francês Quartier Latin é tomado por estudantes
Estudantes franceses nas ruas reivindicando uma reforma educacional (Reprodução/Internet)

No dia 2 de maio de 1968, estudantes da Universidade de Nanterre, cidade próxima a Paris, foram presos por ocupar a instituição em protesto contra a burocracia da universidade e por reformas no sistema educacional do país.

Uma semana depois, no dia 10 de maio de 1968, estudantes da Universidade de Sorbonne foram às ruas do bairro Quartier Latin, em Paris, e iniciaram um protesto contra o fechamento da Universidade de Nanterre e a prisão dos estudantes.

Ao fim da tarde daquele dia, mais de 20 mil estudantes marchavam pela Rua Gay Lussac, quando se depararam com a polícia. Iniciou-se então um violento confronto que trouxe à memória do país o fantasma dos acontecimentos da Comuna de Paris (1871), o que deu ao movimento o apelido de “Comuna dos Estudantes”. A noite daquele dia ficou conhecida como “Noite das Barricadas”, em referência às barricadas e trincheiras erguidas pelos estudantes durante o confronto com a polícia.

No dia seguinte, 11 de maio, as ruas do Quartier Latin foram totalmente tomadas pelos estudantes. Os universitários ganharam o apoio do Partido Comunista francês e do sindicato dos trabalhadores do país, que convocaram uma greve geral para o dia 13 de maio.

Mais de 10 milhões de trabalhadores aderiram à greve geral, recusando qualquer diálogo com representantes políticos tradicionais.

Em meio à pressão, o presidente Charles de Gaulle decidiu implementar uma reforma no Senado para acalmar a tensão no país, o que não foi suficiente. A situação somente melhorou quando de Gaulle concordou em antecipar as eleições para junho daquele ano e prometeu aumento salarial para os trabalhadores.

 

Fontes:
Mundo Estranho-O que foi o Movimento de Maio de 68 na França?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *