Início » Economia » Bancos são fechados na Grécia para evitar retiradas
crise econômica

Bancos são fechados na Grécia para evitar retiradas

Governo grego adotou medidas de controle de capitais e impôs um feriado bancário

Bancos são fechados na Grécia para evitar retiradas
Bancos devem ficar fechados até o próximo dia 6 de julho (Fonte: Reprodução/Getty Images)

A Grécia amanheceu nesta segunda-feira, 29, com os bancos fechados. O Conselho de Estabilidade Financeira do país decidiu neste domingo, 28, adotar medidas de controle de capitais e impor um feriado bancário.

Leia também: Premier grego diz que credores não aceitaram proposta de Atenas
Leia também: Credores dão ultimato à Grécia para refazer sua proposta

Os bancos devem ficar fechados até o próximo dia 6 de julho. A decisão foi tomada após os credores gregos terem se recusado a estender o resgate do país e também depois de uma “corrida aos bancos” no último sábado, 27. Com medo de um colapso da economia, os gregos fizeram muita fila para sacar dinheiro.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, garantiu que os depósitos dos gregos não estão em risco e anunciou que os caixas eletrônicos serão reabertos na noite desta segunda com o limite diário de saque de € 60. Os turistas estrangeiros e pessoas com cartão de crédito emitido fora da Grécia não serão afetados pelas medidas de controle de capitais.

O comissário de Assuntos Econômicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici, disse nesta segunda que ainda há margem de negociação com a Grécia. Atenas tem até esta terça-feira, 30, para pagar € 1,6 bilhão ao FMI.

Os credores querem que a Grécia corte pensões e aumente os impostos. Tsipras, no entanto, diz que as medidas aprofundariam ainda mais uma das piores crises econômicas do país.

A Grécia vai realizar um referendo no próximo dia 5, no qual a população decidirá se o país aceita, ou não, a última oferta feita pelos credores.

Fontes:
G1 - UE ainda vê chance de negociação com a Grécia; bancos são fechados

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *