Início » Internacional » Battisti vira réu por falsidade ideológica
EXILADO NO BRASIL

Battisti vira réu por falsidade ideológica

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, Battisti, que já responde a um processo na Justiça por evasão de divisas, mentiu sobre o local onde morava

Battisti vira réu por falsidade ideológica
Battisti no aeroporto de Cumbica, em Garulhos, em novembro do ano passado (Fonte: Reprodução/Estadão Conteúdo)

Exilado no Brasil, o ex-ativista italiano Cesare Battisti virou réu por falsidade ideológica e teve que entregar seu passaporte às autoridades.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, Battisti, que já responde a um processo na Justiça Federal sobre evasão de divisas, mentiu sobre o local onde morava.

A Promotoria em São Paulo ressaltou que o ex-ativista deu uma declaração falsa em cartório na ocasião do seu casamento com uma brasileira, em janeiro de 2015, com o objetivo de alterar documentos judiciais.

Segundo o promotor Olavo Evangelista Pezzotti, Battisti informou que morava em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, enquanto na verdade residia em Cananéia, litoral paulista. A Promotoria afirma que a mulher do ex-ativista também mentiu ao informar que morava em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.

A denúncia da Promotoria foi aceita pelo juiz Sérgio Castresi de Souza Castro, da Comarca de Cananéia, e o casal virou réu. Ambos agora precisam obedecer medidas cautelares e têm até o fim desta semana para explicar o motivo de terem informado endereços distintos.

“Ademais, trata-se de pessoa condenada pela Justiça italiana por crimes graves, envolvida em notório processo de extradição no Brasil. Logo, há evidente risco de fuga”, considerou o juiz, justificando, portanto, as medidas cautelares, que incluem o recolhimento do passaporte de Battisti, a permanência do casal em casa após às 22h e a proibição de saírem de Cananéia.

Caso desobedeça as medidas cautelares, Cesare Battisti poderá ser preso. Em nota, a defesa do italiano ressaltou que, “chama a atenção o fato de o Ministério Público apontar a falsidade desta informação, considerando que se trata do local que o Cesare Battisti se encontra até os dias atuais”.

Fontes:
G1 - Cesare Battisti torna-se réu por falsidade ideológica e perde passaporte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *