Início » Internacional » Morre Benito Mussolini
NESTA DATA

Morre Benito Mussolini

O ditador fascista que comandou a Itália durante o período da Segunda Guerra Mundial morreu no dia 28 de abril de 1945

Morre Benito Mussolini
Em 1925, Mussolini estabeleceu o regime ditatorial, tornando-se o 'duce' da Itália (Reprodução/Wikipedia)

Em 28 de abril de 1945, o criador do fascismo e ex-ditador da Itália Benito Amilcare Andrea Mussolini morreu após uma tentativa de fuga para a Suíça. Um grupo de guerrilheiros interceptou o comboio que o líder fascista estava e o fuzilou ao lado de sua amante, Clara Petacci, na cidade de Mezzegra.

Benito Mussolini nasceu no dia 29 de julho de 1883. Desde novo se interessava pela política e aos 17 anos, filiou-se ao Partido Socialista, atraído por sua ala mais radical. Para escapar do serviço militar, exilou-se na Áustria e na Suíça, lugares onde teve problemas com a polícia e foi expulso. Em 1904, durante um período de anistia, Mussolini voltou à Itália, serviu ao exército e fundou e dirigiu o jornal “L’Avanti”, órgão oficial do Partido Socialista.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, Mussolini rompeu com o socialismo, ao se pronunciar a favor da entrada da Itália na Guerra. Em 1919, com a Itália sofrendo as consequências dos conflitos, Mussolini fundou com outros ex-combatentes e ultranacionalistas, o Partido Fascista, que tinha como objetivo chegar ao poder.

O fascismo ganhava mais apoio à medida que a situação socioeconômica da Itália piorava. Em 1922, os fascistas promoveram uma “marcha sobre Roma”, que levou Mussolini ao poder. Nos dois anos seguintes, a Itália continuou uma monarquia parlamentarista, mas os fascistas já usavam meios violentos para reprimir seus adversários.

Em 1925, Mussolini estabeleceu o regime ditatorial, tornando-se o “duce” (chefe, guia) do país. Com um eficaz sistema de propaganda, realizou grandes investimentos em infraestruturas e recuperou velhos projetos expansionistas, como a conquista da Etiópia. A partir de 1936, Mussolini começou a se aproximar da Alemanha nazista, e em 1939, os países firmaram uma aliança conhecida como “Eixo”.

Contrariando seus colaboradores mais próximos, Mussolini determinou a entrada da Itália na Segunda Guerra Mundial. O resultado foi catastrófico para o país e reforçou o movimento antifascista na Itália. Em 1943, Mussolini foi deposto e preso. Resgatado por paraquedistas alemães, criou uma república fascista no norte da Itália, mas o avanço das tropas aliadas o obrigou a fugir para a Suíça. Ao tentar atravessar a fronteira, foi descoberto e fuzilado junto com sua companheira.

Fontes:
Larousse-Benito Mussolini

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Esse todos viram o “de cujus”; o Adolf, esperto, tratou de ser incinerado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *