Início » Internacional » Bill Browder relata em livro sua ascensão, queda e metamorfose
Rússia contemporânea

Bill Browder relata em livro sua ascensão, queda e metamorfose

Livro descreve a maneira corrupta e brutal do estilo de negócios no regime de Putin, e a ajuda cínica que os russos recebem dos estrangeiros quando se trata de lavagem de dinheiro no exterior

Bill Browder relata em livro sua ascensão, queda e metamorfose
No período entre o auge da crise financeira da Rússia, o fundo de investimento de Bill Brodwer cresceu mais de 12 vezes (Reprodução/Alamy)

Bill Browder era um homem feliz em 2003. Tinha um trabalho perfeito e estava enriquecendo. Havia comprado ações desvalorizadas de empresas russas mal administradas e não poupou esforços nem escrúpulos para que essas empresas tivessem um desempenho melhor, com o objetivo de aumentar os preços das ações. Funcionou. No período entre o auge da crise financeira da Rússia em 1998 e o final de 2003, seu fundo de investimento cresceu mais de 12 vezes. O que poderia acontecer de errado? Muitas coisas, entre elas expropriação, espancamentos, intimidação e morte.

Red Notice: A True Story of High Finance, Murder and One Man’s Fight for Justice é um relato emocionante da ascensão, queda e metamorfose de Bill Browder de um homem de negócios dinâmico e audacioso em um famoso ativista  dos direitos humanos. Nascido em uma família de acadêmicos esquerdistas (seu avô foi líder do Partido Comunista dos EstadosUnidos), ele rebelou-se e optou por seguir uma carreira de negócios. Browder percebeu o potencial da Europa oriental antes que se tornasse um mercado atraente, assumiu grandes riscos e colheu os resultados de sua visão de futuro.

O livro começa com a surpresa de Browder ao ser deportado de Moscou no final de 2005. Esse não era o primeiro sinal de algo estranho na Rússia, porém nunca os momentos de turbulência política o haviam afetado. Browder presumiu que exagerara em suas críticas contundentes à corrupção e à descapitalização de ativos dos magnatas russos. Liquidou secretamente seus bens e enviou os investimentos para outros países.

Mas sua deportação de Moscou foi o início da história e não o fim. Funcionários corruptos estavam interessados no fato de as empresas de Browder terem sido grandes contribuintes do país. Com o uso de documentos roubados e uma série incrível de ações judiciais falsas, eles se apropriaram das empresas e eliminaram os lucros do ano anterior, permitindo, assim, que os funcionários recuperassem o imposto pago. O reembolso de US$230 milhões, o maior na história da Rússia, foi pago em um único dia.

Este livro descreve a maneira corrupta e brutal do estilo de negócios no regime de Putin, e a ajuda cínica que os russos recebem dos estrangeiros quando se trata de lavagem de dinheiro no exterior. Bill Browder alega ser uma pessoa diferente agora. Ele aderiu à causa de ativistas dos direitos humanos e aproximou-se de outras pessoas que lhe deram “uma nova perspectiva em relação à humanidade”.

Fontes:
Economist-Red sky in the morning

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *