Início » Internacional » Blatter é reeleito presidente da Fifa, apesar de escândalo
Eleição na Fifa

Blatter é reeleito presidente da Fifa, apesar de escândalo

Ele assumirá um quinto mandato em meio a acusações de corrupção que levaram à prisão de sete dirigentes da Fifa nesta semana

Blatter é reeleito presidente da Fifa, apesar de escândalo
Blatter dirige a Fifa como uma autocracia desde que assumiu sua presidência em 1998 (Foto: Wikipédia)

Joseph Blatter foi reeleito presidente da Fifa nesta sexta-feira, 29, e irá assumir um quinto mandato na chefia da organização mais poderosa do futebol mundial. A reeleição de Blatter se confirmou apesar de uma semana tumultuada, em que sete dirigentes da Fifa foram presos pelo FBI por suspeita de corrupção e pelo menos outros sete indiciados. Blatter, de 79 anos, pode não ter sido acusado de nada, mas ele presidiu a Fifa durante o capítulo mais negro da história do futebol mundial.

Leia também:Dos dirigentes da Fifa indiciados, apenas um não é latino
Leia também: Até tu, FIFA?
Leia também: FBI na FIFA tem script de filme americano
Leia também: O futuro incerto do futebol mundial

Dos 209 votos, Blatter obteve 133, pouco menos da maioria de dois terços necessária para garantir a reeleição em primeiro turno. Seu adversário, o príncipe Ali Bin Al-Hussein da Jordânia, conseguiu 73 votos e abriu mão de tentar a sorte em uma segunda votação, concedendo a vitória a Blatter, que precisaria apenas de uma maioria simples para ser reeleito.

O anúncio do resultado veio após uma votação prolongada, em que um membro de cada delegação foi chamado à frente da arena, em ordem alfabética por delegação, para inserir uma cédula de voto em uma de duas urnas brancas. Em seguida, as cédulas de papel foram despejadas sobre uma mesa e contadas a mão. Todo o processo levou cerca de duas horas.

Blatter, uma das pessoas mais poderosas no esporte, é acusado de dirigir a Fifa como uma autocracia desde que assumiu a presidência em 1998. Já era esperado que ele derrotaria o príncipe Ali, apesar das acusações criminosas que pesam sobre a Fifa. A votação ocorreu a poucos quilômetros do hotel de luxo onde várias autoridades do esporte foram presas na quarta-feira.

Fontes:
The New York Times - Sepp Blatter reelected as Fifa president

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *