Início » Internacional » Boca de urna indica vitória do ‘não’ no plebiscito escocês
Independência da escócia

Boca de urna indica vitória do ‘não’ no plebiscito escocês

Segundo pesquisas de boca de urna, o 'não', contra a separação do Reino Unido, venceu o ‘sim’ por uma pequena margem de vantagem. Resultado sai nesta sexta-feira, 19

Boca de urna indica vitória do ‘não’ no plebiscito escocês
Se o resultado for confirmado, a Escócia continuará a fazer parte do Reino Unido (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pesquisas de boca de urna feitas nesta quinta-feira, 18, indicam a vitoria do “não” no plebiscito sobre a independência da Escócia. Se o resultado for confirmado, a Escócia continuará a fazer parte do Reino Unido.

Leia mais: Escócia vota hoje se continua ou não a fazer parte do Reino Unido

A votação ocorreu entre às 7h do horário local (3h, no horário de Brasília) e terminou às 22h (18h, de Brasília). No plebiscito, 4,2 milhões de pessoas que vivem no território escocês responderam a pergunta “A Escócia deve ser um país independente?”. Nas últimas horas de votação, ativistas pró e contra a separação convocaram votos de última hora.

Um levantamento feito pela empresa de consultoria britânica Yougov mostrou uma vitória apertada do “não”, com uma margem de vantagem de apenas quatro pontos percentuais. Segundo o levantamento, o “não” venceu o “sim” por 52% a 48%.

O resultado oficial da votação está previsto para sair na manhã da próxima sexta-feira, 19. A separação da Escócia seria um desastre para o Reino Unido já que o país tem a soberania sobre todo o Mar do Norte do Reino Unido, onde se encontram submarinos britânicos, além de contribuir para a saída da Inglaterra da União Europeia, já que os escoceses são mais a favor da união ao bloco europeu que os ingleses.

Fontes:
Folha-Separatistas escoceses fazem boca de urna para reverter cenário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *