Início » Cultura » Bomba atinge Nagasaki
Nesta Data

Bomba atinge Nagasaki

No dia 9 de agosto de 1945, Nagasaki é atingida pela bomba nuclear, a segunda utilizada pelos EUA, dando fim à guerra

Bomba atinge Nagasaki
Calcula-se que mais de 60 mil pessoas tenham morrido em Nagasaki após o ataque (Foto: Wikimedia)

Há 70 anos, os Estados Unidos praticamente encerraram a Segunda Guerra Mundial ao atirar a segunda bomba nuclear sobre o Japão, desta vez na cidade de Nagasaki, mais de 60 mil pessoas morreram em decorrência da Fat Man, apelido dado pelos americanos à segunda bomba, que foi atirada no dia 09 de agosto de 1945.

A guerra já caminhava para o fim, os alemães haviam sido derrotados em maio daquele mesmo ano. Após a queda dos nazistas, apenas o Império Japonês resistiu do lado do Eixo. Desde dezembro de 1941, após o ataque japonês à Pearl Harbor, os americanos entraram na guerra e ajudaram os aliados a vencê-la.

A partir de fevereiro de 1945, os EUA avançou sobre território japonês, obtendo vitórias estratégicas, como na batalha de Iwo Jima. Enquanto isso, o projeto Manhattan, uma pesquisa para o desenvolvimento de armas baseadas na fissão do átomo, estava em fase de conclusão.

A bomba foi testada pela primeira vez, em menor escala, no deserto de Alamogordo, no estado americano do Novo México, em Julho de 1945. No mesmo período, o Japão, comandado pelo imperador Hirohito, recusou a rendição e manteve sua estratégia de resistência com o uso de kamikazes.

Em 06 de agosto, o presidente americano na época, Henry Truman, ordenou que a primeira bomba, Little Boy, fosse atirada sobre Hiroshima. Três dias depois, foi a vez de Nagasaki ser atingida pela Fat Man, mais potente que a anterior. Pouco tempo depois, Hirohito se rendeu, dando fim à Segunda Guerra Mundial.

Fontes:
História do Mundo-Hiroshima e Nagasaki, bombas e terror

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *