Início » Internacional » Brasil apoia resolução da ONU que pune Coreia do Norte
Direitos Humanos

Brasil apoia resolução da ONU que pune Coreia do Norte

Brasil contraria histórico de abstenções e vota em prol da punição ao país por violações dos direitos humanos

Brasil apoia resolução da ONU que pune Coreia do Norte
Votação agora irá para a Assembleia Geral das Nações Unidas que acontecerá em dezembro (Foto: Reprodução/Internet)

Nesta terça-feira, 18, foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da ONU a resolução que condena a Coreia do Norte por abusos do governo. Contrariando o histórico nas votações em que se absteve, o Brasil votou a favor da punição ao país asiático.

Na maior parte das resoluções com teor semelhante, o Brasil se manteve neutro, porém em relação à Coreia do Norte, o país preferiu apoiar o documento apresentado pela União Europeia (UE) e pelo Japão.

O próximo passo é na Assembleia Geral das Nações Unida. Lá ocorrerá uma nova votação para decidir se haverá ou não a punição ao governo de Kim Jong-un.

A votação contou com 111 votos a favor, 19 contra e 55 abstenções. Entre os países que decidiram não se posicionar estão China e Rússia, fato que pode prejudicar a aplicação efetiva da punição, pois ambos têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

Segundo um relatório das Nações Unidas feito no início deste ano, a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte “ultrapassava todas as outras em duração, intensidade e horror”.

O embaixador-adjunto do Brasil na ONU, Guilherme Patriota, explicou em seu discurso na entidade o motivo pelo qual o país se posicionou em relação ao documento. “O Brasil reconhece o progresso feito pela República Democrática Popular da Coreia, mas ainda há muito espaço para melhora. O país continua profundamente preocupado com as conclusões deste relatório e de outros”.

A ONG Human Rights Watch celebrou o voto do Brasil e afirmou que espera que o país se mantenha ao lado das vítimas das violações cometidas pelo regime norte-coreano. A diretora da unidade brasileira da ONG, Maria Laura Canineu, disse esperar que o apoio se mantenha até o caso ser levado ao Tribunal Penal Internacional.

Fontes:
Folha-Brasil vota a favor de resolução que condena a Coreia do Norte

2 Opiniões

  1. Joma Bastos disse:

    O Brasil está ficando com receio de alinhar ao lado da coreia do norte? Parece que sim?

  2. jayme endebo disse:

    Será que estão fritando o nosso palpiteiro revolucionário “Marco Aurelio garcia” ? seria bom demais para o anão político crescer.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *