Início » Internacional » Brasil conquista medalha inédita na Olimpíada Internacional da Astronomia
Mais uma medalha

Brasil conquista medalha inédita na Olimpíada Internacional da Astronomia

Os estudantes que participaram da competição foram selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Brasil conquista medalha inédita na Olimpíada Internacional da Astronomia
Alunos tiveram que calcular rota de dois mísseis para atingir um asteroide em rota de colisão com a Terra (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Cinco alunos do ensino médio conquistaram a medalha de prata na 8ª Olimpíada Internacional da Astronomia e Astrofísica, na categoria prova por equipe.  A conquista é inédita no país e ocorreu na mesma semana em que o matemático Arthur Ávila Cordeiro de Melo recebeu a Medalha Fields, considerada o “Nobel” da matemática.

Leia mais: Brasileiro recebe ‘Nobel’ de matemática pela primeira vez

Além disso, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de bronze em provas individuais e três menções honrosas. O evento terminou no último domingo, 10, em Suceava, na Romênia, e contou com a participação de 208 estudantes, de 39 países. A prova de equipe é elaborada pelo país que sedia o evento.

Os grupos tiveram 90 minutos para calcular a rota de dois mísseis para atingir um asteroide que viria a se chocar com a Terra. Eles só puderam usar para auxiliar na tarefa: réguas, massa de modelar, barbante e papel milimetrado. Os brasileiros ficaram atrás somente do Canadá. A Lituânia levou a medalha de bronze.

Os estudantes que participaram da competição foram selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e receberam aulas particulares de preparação para participar do evento internacional.

Fontes:
Folha de S. Paulo - Brasil conquista medalha inédita em Olimpíada Internacional da Astronomia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *