Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Segundo pesquisa realizada pela ONG International Budget Partnership (IBP), de Washington, o Brasil é o oitavo colocado no ranking de transparência do orçamento público. Esta foi a melhor colocação entre os países da América Latina e entre os Brics (grupo de emergentes formado por Índia, Rússia, China e Brasil).
Ao todo foram analisados 85 países, dos quais segundo o IBP, 80% não fornecem informações adequadas à população sobre os gastos públicos. A instituição verificou que 50% dos países do ranking "fornecem informações tão ínfimas que permitem esconder gastos impopulares, desperdiçados e corruptos".
O Brasil pertence ao grupo dos países que "proveem informações substanciais" e "concedem aos cidadãos algumas ferramentas para monitorar e cobrar responsabilidade do governo na administração do dinheiro público".
O IBP informou ainda que, por outro lado, é difícil monitorar gastos, arrecadação de impostos e empréstimos no decorrer do ano fiscal do Brasil, uma vez que o país só divulga um relatório anual sobre todos os gastos, ao invés de semestral.
Fontes:
BBC Brasil - Brasil é 8º em ranking de transparência do orçamento público
270 visualizações
162 visualizações
7 comentários
3 comentários