Início » Internacional » Brasil é o melhor colocado da América Latina, segundo IBP
Ranking de transparência do orçamento

Brasil é o melhor colocado da América Latina, segundo IBP

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Segundo pesquisa realizada pela ONG International Budget Partnership (IBP), de Washington, o Brasil é o oitavo colocado no ranking de transparência do orçamento público. Esta foi a melhor colocação entre os países da América Latina e entre os Brics (grupo de emergentes formado por Índia, Rússia, China e Brasil).

Ao todo foram analisados 85 países, dos quais segundo o IBP, 80% não fornecem informações adequadas à população sobre os gastos públicos. A instituição verificou que 50% dos países do ranking "fornecem informações tão ínfimas que permitem esconder gastos impopulares, desperdiçados e corruptos".

O Brasil pertence ao grupo dos países que "proveem informações substanciais" e "concedem aos cidadãos algumas ferramentas para monitorar e cobrar responsabilidade do governo na administração do dinheiro público".

O IBP informou ainda que, por outro lado, é difícil monitorar gastos, arrecadação de impostos e empréstimos no decorrer do ano fiscal do Brasil, uma vez que o país só divulga um relatório anual sobre todos os gastos, ao invés de semestral.

Fontes:
BBC Brasil - Brasil é 8º em ranking de transparência do orçamento público

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *