Início » Brasil » Brigitte Macron e o sexismo
PRIMEIRA-DAMA DA FRANÇA

Brigitte Macron e o sexismo

Esposa de Emmanuel Macron – que é 24 anos mais velha que o marido - foi feita de chacota por Jair Bolsonaro nas redes sociais

Brigitte Macron e o sexismo
Bolsonaro fez chacota de Brigitte Macron nas redes sociais (Foto: Creative Commons)

A troca de farpas entre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e seu homólogo francês, Emmanuel Macron, teve uma inesperada vítima: Brigitte Macron.

Casada com Emmanuel Macron há 12 anos, Brigitte viu seu nome ganhar as manchetes após ser feita de chacota nas redes sociais por Bolsonaro e seus apoiadores.

No último sábado, 24, Bolsonaro compartilhou nas redes sociais um vídeo – posteriormente apontado pelo Ministério da Defesa como sendo de 2015 – que mostrava um avião da FAB atuando para apagar focos de incêndio na Amazônia.

No dia seguinte, um usuário chamado Rodrigo Andreaça comentou a publicação do presidente, postando uma montagem de fotos de Macron e Bolsonaro ao lado de suas respectivas esposas, Brigitte e Michelle Bolsonaro, com a frase: “Agora entende pq Macron persegue Bolsonaro?”. O usuário sugere que Macron tem inveja do presidente brasileiro por conta de sua esposa.

O comentário ganhou repercussão após ser respondido por Bolsonaro. “Rodrigo Andreaça não humilha cara kkkkkkk”, escreveu o presidente brasileiro.

A polêmica se dá em torno da diferença de idade entre Brigitte e Emmanuel Macron. Há uma diferença de 24 anos entre o casal: Brigitte tem 66; Macron completa 42 em dezembro. Por conta disso, alguns apoiadores de Bolsonaro apelidaram o presidente francês de “cuidador de idoso”.

Cabe ressaltar, no entanto, que a diferença de idade entre o casal Jair e Michelle Bolsonaro é ainda maior: 27 anos de diferença. Jair Bolsonaro tem 64 anos; Michelle, 37.

A resposta de Bolsonaro gerou polêmica e repercutiu em jornais franceses como o Le Fígaro, La Nouvelle Republique e Le Parisien. Nesta segunda-feira, 26, Macron se manifestou sobre a declaração. Em entrevista dada à margem da cúpula do G7, o presidente francês lamentou o ataque de Bolsonaro à Brigitte. Macron lamentou o que classificou como “comentários extraordinariamente desrespeitosos” sobre sua esposa.

“O que eu posso dizer a vocês? É triste. Mas é especialmente triste para os brasileiros. Eu acho que as mulheres brasileiras têm vergonha de ler isso sobre seu presidente. Espero que um dia tenham um presidente que se comporte à altura”, disse Macron.

Quem é Brigitte Macron

Brigitte Macron é casada com Emmanuel Macron desde 2007. Há uma diferença de 24 entre o casal: Brigitte tem 66; Macron completa 42 em dezembro. Eles se conheceram quando Macron ainda era um jovem estudante de uma escola particular jesuíta em Amiens, norte da França, onde Brigitte lecionava literatura. Na época, ela se chamava Brigitte Trogneux, era herdeira da Chocolaterie Trogneux, uma renomada empresa de chocolate fundada em 1872. Brigitte era casada com o banqueiro André Auzière, com quem teve três filhos.

Porém, ela se apaixonou por Macron, na época com 17 anos. Segundo uma biografia escrita por Anne Fulda, Brigitte ficou fascinada pela Inteligência de Macron e pelo fato de o jovem manter um relacionamento de igual para com os adultos, diferente de outros adolescentes. “Fiquei totalmente contagiada pela inteligência daquele garoto”, disse Brigitte.

Os pais de Macron pensavam que o jovem tinha uma queda por uma das filhas de Brigitte. Porém, ao descobrirem que o filho era apaixonado pela professora, reprovaram o relacionamento e mudaram o jovem de colégio. Porém, Macron prometeu a Brigitte que um dia se casaria com ela, promessa que cumpriu em 2007.

Em 2014, quando Macron foi alçado ao posto de ministro da Economia da França, Brigitte deixou seu trabalho como professora e tornou-se conselheira do marido. Em 2017, quando ele concorreu à presidência, Brigitte teve um importante papel nas políticas traçadas pelo marido. Ela influenciou, por exemplo, o fomento à participação das mulheres na política apoiado pela gestão de Macron.

Além disso, embora seja esposa do presidente, Brigitte não tem cargo ou título de “primeira-dama” nem orçamento para a função. Isso porque, logo após ser eleito, Macron conseguiu aprovar um projeto de lei contra o nepotismo, chamado “Lei da Moralidade”, que proíbe que parlamentares franceses empreguem suas esposas ou familiares. O projeto era uma promessa de campanha de Macron e tinha como objetivo restaurar a confiança dos franceses na política, após um escândalo envolvendo Francois Fillon – candidato de direita que teve a campanha de 2017 manchada por um escândalo envolvendo sua esposa e dois filhos, contratados como funcionários fantasmas.

A diferença de idade entre Brigitte e Macron já causou polêmica em outras ocasiões. Na campanha 2017, por exemplo, Macron reagiu a comentários sobre sua esposa, afirmando que, se fosse ele quem tivesse 20 anos a mais que ela, “ninguém pensaria por um segundo que não poderiam estar legitimamente juntos”.

Comentários de Weintraub e Eduardo Bolsonaro

Os veículos franceses destacaram também comentários de baixo calão contra Macron feitos por pessoas ligadas ao governo Bolsonaro, como o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que em postagens no Twitter chamou Macron de “calhorda oportunista” e “sem caráter” e escreveu: “Ferro no cretino do Macrón [Sic]”.

O Le Parisien destacou ainda comentários feitos pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – filho do presidente – e Olavo de Carvalho – guru do governo Bolsonaro.

“Olavo de Carvalho, escritor e ‘guru’ de Jair Bolsonaro, vivendo nos Estados Unidos, por sua vez, forjou no Twitter o nome de ‘Macrocon’. Na sexta-feira, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, deputado federal e possível futuro embaixador do Brasil em Washington, havia retuitado um vídeo de violentos protestos de coletes amarelos na França com a legenda: ‘Macron é um idiota’”, destacou a publicação.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. jan disse:

    FAKE NEWS… A midia esta tão alucinada para criticar o presidente que divulgou essa fake news..
    Não existe o perfil Jaim Messias Bolsonaro (com a flexinha azul), o perfil do presidente é Jair M. Bolsonaro.
    Logo até quando Bolsonaro falar bom dia vai ser criticado.
    Pena,a midia merece melhores jornalistas, os bons são rara exceção.

  2. Fiorella disse:

    Normalmente o homem ser mais velho, traz mais estabilidade à relação; e sem protecionismo, quem se choca ao ver uma foto de Bolsonaro com Michelle? Já as fotos de Macron com Brigitte… e olha que experimentamos várias delas em vários ângulos! Kkkk

  3. leonora Hermes luz disse:

    Minha cara Fiorella, é sempre lamentável ver mulheres rindo de mulheres como rindo de sua própria inferioridade. Em comparação a Bolsonara, Brigitte é linda em todos os sentidos.

  4. Milton Lopes Teixeira disse:

    Que tristeza ter de assistir a este circo dantesco de mediocridade. Infelizmente, temos um presidente que não está à altura de seu cargo. Mais infelizmente ainda porque foi com meu voto. O que faz o desespero! Só resta torcer pelo Mourão.

  5. DINARTE DA COSTA PASSOS disse:

    Bolsonaro é um tremendo “otário”. Ele quer se igualar a “Donald Trump”, mas não enxerga que o americano sai com os deboches dele, mas representa um nação rica. Só o fato de ser de nação rica, no capitalismo, já o qualifica como um homem que tudo pode. Agora um representante de Pais pobre ficar querendo se meter com rico só tem a perder.

    DIREITISTA SEM VERGONHA TEM QUE BEIJAR AS BOTAS DE CAPITALISTAS FRANCÊS E NÃO QUERER BRIGAR COM ELES. MAS ELE DE TÃO HISTÉRICO QUE É QUE JÁ ESTÁ CHAMANDO A FRANÇA DE COMUNISTA.

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    Quando Macrom vai dormir diz Boa Noitevovó

  7. Almanakut Brasil disse:

    Emmanuel Macron persegue jornalistas que revelam seu amante gay – (Better Call Glenn – 25/08/2019)

    https://bettercallglenn.com/emmanuel-macron-persegue-jornalistas-que-revelam-seu-amante-gay

  8. Almanakut Brasil disse:

    Até nos sites e fóruns da França há muita gente que fala que o “frango” gosta da “torre eiffel” no seu “arco do triunfo”, nas noites de lua cheia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *