Início » Internacional » Cai a onda de crimes nos Estados Unidos
O segredo do sucesso

Cai a onda de crimes nos Estados Unidos

A explosão de crimes nos Estados Unidos está diminuindo mais rápido em algumas cidades do que em outras

Cai a onda de crimes nos Estados Unidos
Os criminologistas têm inúmeras teorias plausíveis para explicar essa diminuição (Reprodução/Internet)

Em 1991 Newark e a cidade de Nova Iorque tinham quase o mesmo índice de assassinatos: 32 e 29% para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Mas no ano passado o índice de Nova Iorque caiu para 4% e o de Newark subiu para 40%, segundo os últimos dados publicados pelo FBI em 14 de novembro.

Nos últimos vinte anos, a onda de crimes caiu de uma maneira radical nos Estados Unidos e nos países desenvolvidos. Os dados do FBI sugerem que o índice de crimes está diminuindo ainda mais: os crimes violentos diminuíram para 4,4% entre 2012 e 2013, e os assassinatos são mais raros do que em qualquer período desde o final da década de 1950.

Os criminologistas têm inúmeras teorias plausíveis para explicar essa diminuição, desde uma incidência menor da intoxicação aguda ou crônica por chumbo até os dispositivos de segurança eletrônicos, que bloqueiam o funcionamento dos motores dos carros. No entanto, a diferença entre cidades como Newark, que continua perigosa, e cidades mais seguras como Nova Iorque, sugere explicações mais sutis.

Em Washington D.C. o índice de homicídios caiu drasticamente de 81% para cada 100 mil habitantes em 1991 para 5%. Em Los Angeles a guerra das gangues foi em grande parte substituída pelos cafés orgânicos, e assaltos com arrombamentos e roubos são raros. Porém cidades como Filadélfia e Chicago tiveram resultados menos expressivos no combate ao crime organizado. Já em cidades como Baltimore, Newark e Detroit, por exemplo, os índices de crimes estão praticamente estáveis.

Fontes:
The Economist-The secret of success

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *