Início » Internacional » Caixa-preta danificada irá revelar diálogo dos pilotos antes do acidente
Acidente aéreo

Caixa-preta danificada irá revelar diálogo dos pilotos antes do acidente

Técnicos franceses devem conseguir recuperar dados do equipamento que foi danificado no impacto

Caixa-preta danificada irá revelar diálogo dos pilotos antes do acidente
Imagem do estado da caixa-preta. Chefes de estado de França, Espanha e Alemanha ofereceram suporte aos familiares (Foto: Reprodução/O Globo)

A caixa-preta recuperada do voo 9525 da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses na última terça-feira, 24, foi danificada no acidente aéreo, mas isso não deve comprometer a recuperação dos dados nela registrados, afirmou o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve.

Nesta quarta-feira, 25, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e o presidente da França, François Hollande, visitaram o local do acidente.

Leia mais: Equipes acham caixa-preta de avião que caiu com 150 pessoas a bordo
Leia mais: Avião com 148 pessoas cai na França, diz polícia

“A presença dos parentes aqui (no local da queda) será muito útil para realizarmos testes de DNA. É muito importante para elas. Mais de 15 países tinham cidadãos no avião. Faremos o possível para identificar e entregar os corpos às famílias”, afirmou Hollande.

A dificuldade de acesso à área é um dos desafios para o resgate dos corpos. Merkel afirmou que as famílias que desejarem viajar ao local do acidente terão toda a assistência possível, com ajuda de intérpretes e psicólogos. Rajoy disse que fará de tudo para que os corpos de espanhóis sejam levados de volta às suas famílias.

A segunda caixa-preta ainda não foi encontrada em meio aos destroços. A primeira foi enviada ao Escritório de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação, em Paris, onde está sendo analisada. O primeiro equipamento encontrado é o que grava as conversas entre os pilotos. O que está desaparecido contém as informações do voo.

Os sobrevoos no local foram retomados na manhã desta quarta-feira, 25. A operação deve ser demorada porque os fragmentos do avião são pequenos. Não há partes maiores do que um carro.

O avião saiu do aeroporto de Barcelona, na Espanha, na última terça-feira, 24, com destino a Dusseldorf, na Alemanha. Havia 144 passageiros e seis tripulantes a bordo. Não há sobreviventes.

Fontes:
O Globo-Dados de caixa-preta danificada podem ser recuperados, diz França

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *