Início » Internacional » Califórnia irá contestar na Justiça manobra de Trump por muro
FRONTEIRA COM O MÉXICO

Califórnia irá contestar na Justiça manobra de Trump por muro

Presidente americano declarou emergência para financiar polêmico muro na fronteira com o México

Califórnia irá contestar na Justiça manobra de Trump por muro
Donald Trump declarou estado de emergência nacional na última sexta (Fonte: Reprodução/Flickr)

Em entrevista ao programa “This Week”, da ABC, o procurador-geral do Estado da Califórnia, Xavier Becerra, afirmou que “a qualquer momento” a Califórnia irá contestar na Justiça a declaração de estado de emergência nacional do presidente Donald Trump para financiar o polêmico muro na fronteira com o México.

“Definitivamente e a qualquer momento”, respondeu Becerra ao ser questionado sobre uma eventual ação da Califórnia contra o governo Trump em um tribunal federal.

A Califórnia também deve receber o apoio de outros Estados americanos que são controlados pelo Partido Democrata.  “Estamos preparados, sabíamos que algo assim poderia acontecer. E com os nossos Estados irmãos, estamos prontos para ir adiante”, disse ainda Becerra durante a entrevista.

Na última sexta-feira, 15, Donald Trump declarou estado de emergência nacional após o Congresso ter rejeitado seu pedido de ajuda financeira para erguer o muro na fronteira, que é uma de suas promessas eleitorais.

Com a manobra, o presidente americano pode redirecionar para a construção do muro na fronteira o dinheiro aprovado pelo Congresso para outras finalidades.

Ainda de acordo com Becerra, a Califórnia e outros Estados querem saber quais programas vão perder dinheiro para então identificar o tipo de situação que pode ser enfrentada a partir da declaração de emergência nacional.

A Califórnia, ainda segundo o procurador-geral do Estado, pode receber menos verbas federais para respostas a emergências, para suas forças armadas e para impedir o tráfico de drogas.

Um grupo ambiental e três proprietários de terra do Texas já entraram com um processo na própria sexta contra a ação de Donald Trump.

Fontes:
G1 - Califórnia avisa que irá contestar na Justiça manobra por muro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *