Início » Internacional » Califórnia sofre seu maior terremoto em 25 anos
ESTADOS UNIDOS

Califórnia sofre seu maior terremoto em 25 anos

Terremoto alcançou magnitude 6,4. Os bombeiros registraram cerca de 20 chamados, desde assistências médicas leves a averiguações estruturais

Califórnia sofre seu maior terremoto em 25 anos
Nenhum morto ou ferido grave foi relatado (Foto: USGS/Divulgação)

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, sofreu o seu maior terremoto em 25 anos na última quinta-feira, 4. Novos tremores, com menor potência, ainda podem ser sentidos ao longo da próxima semana. Não houve relatos de grandes danos ou feridos graves.

O terremoto alcançou a magnitude 6,4 na escala Richter. O epicentro do tremor foi próximo à cidade de Ridgecrest, a cerca de 240 quilômetros de Los Angeles. Pelas redes sociais, moradores da região relataram danos em rodovias, quebra de produtos em lojas e ferimentos leves. Os tremores chegaram a ser sentidos em Los Angeles e Las Vegas.

Como medida de segurança, o departamento de bombeiros do condado de Kern, onde fica localizada a cidade de Ridgecrest, abriu, pelo menos, dois centros de emergência. O Hospital Regional de Ridgecrest também chegou a ser esvaziado. Pelas redes sociais, os bombeiros informaram ainda que atenderam cerca de 20 chamados, que vão desde assistência média até averiguações estruturais de incêndio.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), o custo dos danos pode variar entre US$ 10 milhões e US$ 100 milhões. O governador da Califórnia, Gavin Newson, revelou ter aprovado uma proclamação de emergência devido ao terremoto, além de continuar monitorando os tremores secundários nesta sexta-feira, 5.

Os poucos prejuízos causados pelo terremoto, porém, não podem minimizar o risco que ele ofereceu. A cidade de Ridgecrest conta com apenas 28 mil habitantes, sendo uma pequena cidade americana. Caso o epicentro do terremoto de magnitude 6,4 fosse mais próximo de Los Angeles, os danos poderiam ser “consideráveis”, segundo afirmou o professor de sismologia John Vidale, da Universidade do Sul da Califórnia (USC).

“Se isso tivesse ocorrido em Los Angeles, provavelmente haveria uma área de cinco ou dezesseis quilômetros que estaria seriamente danificada. Percorremos um caminho desde a década de 1970, mas ainda há muitas estruturas vulneráveis ​​por aí”, explicou Vidale em entrevista ao Guardian.

O terremoto foi o mais forte a atingir o estado da Califórnia desde 1994. Na época, o terremoto de Northridge alcançou a magnitude 6,7 na escala Richter, causando a morte de 57 pessoas e um custo de bilhões de dólares por prejuízos estruturais.

Fontes:
The Washington Post-6.4-magnitude earthquake strikes Southern California
The Guardian-Largest earthquake in decades hits southern California

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Almanakut Brasil disse:

    O Vale do Silício está próximo dos seis dias de escuridão.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *