Início » Internacional » Cameron vence com folga e terá pela frente nacionalistas da Escócia
Grã-Bretanha

Cameron vence com folga e terá pela frente nacionalistas da Escócia

Pesquisas de intenção de voto apontavam para uma disputa voto a vota entre o Partido Conservador, de Cameron, e o Partido Trabalhista, liderado por Ed Miliband

Cameron vence com folga e terá pela frente nacionalistas da Escócia
David Cameron conquistou uma vitória esmagadora nas eleições britânicas (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Contrariando todas as expectativas criadas pelas pesquisas de intenção de voto, o primeiro-ministro David Cameron conquistou uma vitória esmagadora nas eleições britânicas desta quinta-feira, 7.

As pesquisas de intenção de voto apontavam para uma disputa voto a vota entre o Partido Conservador, de Cameron, e o Partido Trabalhista, liderado por Ed Miliband, indicando que o vitorioso teria necessariamente que formar um governo de coalizão.

Porém, com 98% das urnas apuradas na manhã desta sexta-feira, 8, os conservadores já tinham maioria para governar, com 326 assentos de 350 do Parlamento britânico (como os parlamentares da Irlanda do Norte não participam das sessões, não é necessário a maioria absoluta para governar sozinho).

Outro vitorioso nas eleições desta semana na Grã-Bretanha foi o Partido Nacionalista Escocês (SPN), que pulou de seis para nada menos do que 56 cadeiras no Parlamento britânico, conquistando quase a totalidade das cadeiras destinadas à Escócia e formando a terceira maior bancada da Câmara dos Comuns.

Este gigantesco crescimento eleitoral dos nacionalistas escoceses deverá criar o maior desafio do novo governo Cameron: manter o Reino Unido, afinal, unido.

Fontes:
DW - Cameron garante triunfo inesperado no Reino Unido

1 Opinião

  1. DJALMA BENTES disse:

    Mais uma vez os ‘ analistas políticos ‘ (são iguais em todo o planeta ) dão um tremendo fora.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *