Início » Internacional » Canadá lança investigação sobre homicídio de mulheres indígenas
INVESTIGAÇÃO NACIONAL

Canadá lança investigação sobre homicídio de mulheres indígenas

O primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, fez da questão uma prioridade

Canadá lança investigação sobre homicídio de mulheres indígenas
Grande parte dos casos acontecem nas cidades canadenses com grande população indígena (Foto: Flickr)

De acordo com a polícia canadense, 1.800 mulheres indígenas foram assassinadas ou desapareceram no Canadá desde os anos de 1980. No entanto, ativistas e sobreviventes estimam que o número real seja mais perto de 4.000, devido à hesitação de denunciar casos à polícia e o grande número de homicídios ou desaparecimentos que nunca são fechados.

Agora, esses casos podem finalmente receber alguma atenção política.

A semana passada marcou o início de uma série de mesas-redondas em preparação para uma investigação nacional de homicídios e desaparecimentos de mulheres indígenas no Canadá. Enquanto ativistas há anos exigem uma investigação, o ex-primeiro-ministro Stephen Harper rejeitou a questão repetidamente, dizendo que investigações deveriam ser feitas dentro da jurisdição das reservas nativas – mesmo que muitos casos tenham acontecido nas cidades canadenses com grande população indígena, como Winnipeg.

Mas o novo primeiro-ministro, Justin Trudeau, fez da investigação “uma prioridade”, dizendo que, além da necessidade de justiça e respostas para as vítimas e suas famílias, acabar com a violência contra mulheres e reparar o relacionamento com a população indígena é crucial para o futuro do país. Mais de 25% dos jovens canadenses têm sangue indígena.

“Eu sei que renovar o nosso relacionamento [com a comunidade indígena] é um objetivo ambicioso, mas também estou certo de que é um que nós podemos – e vamos – alcançar se trabalharmos juntos”, Trudeau disse recentemente, no anúncio da investigação nacional.

Ativistas esperam que a investigação reabra casos previamente abandonados e ajude famílias a buscar respostas sobre seus entes queridos.

 

Fontes:
The Daily Beast-Were Thousands of Indigenous Women Murdered In Canada?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *