Início » Internacional » Câncer é a principal causa de morte nos países ricos
ESTUDO

Câncer é a principal causa de morte nos países ricos

Câncer pode se transformar na causa mais comum de morte no mundo nas próximas décadas, apontam pesquisadores

Câncer é a principal causa de morte nos países ricos
Segundo pesquisadores, 'é provável que o câncer se transforme na causa mais comum de morte no mundo nas próximas décadas'(Fonte: Reprodução/Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Dois estudos publicados nesta terça-feira, 3, na revista médica “The Lancet” afirmam que o câncer ultrapassou as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte nos países ricos.

De acordo com os pesquisadores, “é provável que o câncer se transforme na causa mais comum de morte no mundo nas próximas décadas”.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre os adultos em idade média em todo o mundo, representando mais de 40% (quase 17,7 milhões) de todas as mortes em 2017, seguidas pelo câncer, com 26%.

O alcance dos resultados é, no entanto, limitado, uma vez que apenas quatro dos 21 países analisados são considerados ricos: Canadá, Arábia Saudita, Suécia e Emirados Árabes Unidos.

Os dois estudos, que foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardilogia (ESC), em Paris, acompanharam um total de 160 mil adultos entre 2005 e 2016.

‘Transição epidemiológica’

De acordo com Gilles Deganais, coautor dos dois estudos, “o mundo assiste a uma nova transição epidemiológica”.

Os estudos apontam ainda que os moradores dos países pobres têm 2,5 vezes mais chances de morrer de doença cardíaca do que os das nações ricas.

Entre os países de renda média estudados, conforme classificação de 2006, estão África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Irã, Malásia, Territórios Palestinos, Filipinas, Polônia e Turquia. Os estudos incluem também cinco países de baixa renda: Bangladesh, Índia, Paquistão, Tanzânia e Zimbábue.

Fontes:
Uol - Estudos apontam câncer como principal causa de morte nos países ricos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *