Início » Internacional » Candidato derrotado pede recontagem de votos no Paraguai
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Candidato derrotado pede recontagem de votos no Paraguai

Efraín Alegre afirmou que tem evidências de fraude nas eleições presidenciais

Candidato derrotado pede recontagem de votos no Paraguai
Efraín Alegre (esquerda) ficou em segundo lugar na disputa (Fonte: Reprodução/AP)

O candidato da coalizão de centro-esquerda que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais do Paraguai realizadas no último domingo, 22, pediu recontagem dos votos.

Efraín Alegre afirmou nesta terça-feira, 24, que tem evidências de fraude nas eleições. O candidato derrotado ressaltou que o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) anunciou muito rapidamente a vitória do candidato governista, Mario Abdo, do conservador Partido Colorado.

“Já temos exemplos muito claros de fraudes que vamos denunciar caso a caso. Vamos participar da recontagem”, afirmou Efraín Alegre.

De acordo com TSJE, com 97,67% dos votos apurados no domingo, Abdo obteve 46,44 % e Alegre conquistou 42,74%.

Os resultados das eleições no Paraguai foram anunciados com base no sistema de contagem rápida, que é conhecido pela sigla TREP. Alegre ressaltou que “o TREP é um resultado preliminar. As atas é que têm realmente a validez para ser parte fundamental do processo eleitoral”.

Embora tenha aceitado os resultados da contagem rápida, Alegre não reconheceu sua derrota por causa da pequena diferença de votos em relação a Mario Abdo.

O julgamento oficial pelas atas, que fornecem o resultado de contagem manual em cada mesa eleitoral, começou nesta terça-feira. De acordo com o diretor de Recursos Eleitorais do tribunal, Luis Salas, não houve fraude na contagem dos votos e a análise das atas continuará normalmente.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Segundo colocado pede recontagem de votos de eleição no Paraguai

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *