Início » Internacional » Carros elétricos nos EUA contribuem para a poluição na China
ironia verde

Carros elétricos nos EUA contribuem para a poluição na China

Mineral vital para a bateria usada em carros elétricos, a maior parte do grafite usado no mundo provêm de minas chinesas

Carros elétricos nos EUA contribuem para a poluição na China
O combate à poluição gerada pelo grafite é a mais nova preocupação ambiental da China (Reprodução/Internet)

Pessoas de vários países estão aderindo ao carro elétrico, ou de motor híbrido, para diminuir a poluição causada pelos combustíveis fósseis. Mas na China, essa tendência verde está tendo um efeito contrário.

O principal responsável é o grafite, mineral vital para a bateria de carros elétricos, celulares e outros aparelhos tecnológicos. Cada carro elétrico contém 50 kg de grafite. A maioria desse componente é extraído e processado na China, onde a poluição gerada pelo grafite contaminou o ar, a água, arruinou plantações e levantou preocupações em relação à saúde pública.

O combate à poluição gerada pelo grafite é a mais nova preocupação ambiental na China. Mas, embora a campanha seja benéfica para a qualidade de vida no país, ela também pode afetar um terço da produção mundial de grafite em uma época em que o uso de veículos elétricos começa a se expandir.

Corte na oferta aumenta preço de baterias

Apesar do aumento da demanda global por grafite, o governo chinês fechou dezenas de minas e fábricas de processamento do mineral para conter a poluição causada por ele. Na província de Shandong foram fechadas 55 minas que correspondiam a 10% do abastecimento global de grafite. A medida obrigou empresas a buscar outras fontes para o fornecimento do mineral.

Especialistas afirmam que a redução da oferta aumentará o preço do grafite usado em baterias recarregáveis. Segundo Brian Warshay, analista da Bloomberg New Energy Finance, um aumento de 30% no preço do grafite aumentará em 5% o preço das baterias vendidas para veículos elétricos. “Isso vai retardar o esperado declínio no preço das baterias para veículos elétricos”, disse Brian.

Fontes:
Bloomberg-Teslas in California Help Bring Dirty Rain to China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Miguel Marcelo disse:

    Que ironia! Milhares de norte-americanos se orgulham de dizer que possuem carros não poluentes, como carros elétricos, ou os movidos a hidrogênio, e isso só traz benefícios para as fabricantes, pois ganham publicidade gratuita por cima disso, como a Tesla Motors e a Toyota ganham. O que essa população acaba não percebendo é que esses carros também possuem uma carroceria de plástico e pneus de borracha, que vão ser feitos de petróleo do mesmo jeito que todos os outros. Enquanto milhares de pessoas sofrem com a poluição na China por conta do grafite usado nas baterias desses carros, a população “americana” fica vivendo nessa hipocrisia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *