Início » Internacional » Casos de sarampo aumentam 300% em todo o mundo
OMS

Casos de sarampo aumentam 300% em todo o mundo

Houve crescimento principalmente na África e na Europa, aponta OMS

Casos de sarampo aumentam 300% em todo o mundo
'Doença se espalhou rapidamente entre grupos de pessoas não vacinadas', diz OMS (Fonte: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 15, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os casos de sarampo em todo o mundo aumentaram 300% entre janeiro e março deste ano em relação ao mesmo período de 2018.

De acordo com a OMS, houve crescimento principalmente na África e na Europa. Foram relatados 112.163 casos de sarampo em um total de 170 países nos primeiros três meses do ano. Entre janeiro e março de 2018, foram 28.124 casos em um total de 163 países, ainda segundo a OMS.

A organização ressaltou que, “globalmente, isso é quase um aumento de 300%. Na África, o aumento foi de 700%, seguida por Europa (300%), Oriente Médio (100%), Américas (60%) e Sudeste Asiático (40%)”.

Acredita-se, no entanto, que os índices sejam maiores, uma vez que, segundo estimativa da OMS, menos de 1 em cada 10 casos é de fato reportado.

Em comunicado, a OMS afirmou que “muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo, com todas as regiões do mundo experimentando aumentos nos casos”.

O órgão ressaltou também que há surtos de sarampo provocando “mortes principalmente entre crianças” em pelo menos 11 países.

Campanhas antivacina

Também foram registrados, nos últimos meses, picos da doença em países com alta cobertura vacinal, como EUA, Israel, Tailândia e Tunísia, isso porque “a doença se espalhou rapidamente entre grupos de pessoas não vacinadas”, destaca a OMS.

Os dados preliminares apontam uma queda no número de casos da doença no Brasil entre janeiro e março de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, os novos registros confirmam que as infeções circulam no país por mais de um ano, o que fará com que o Brasil perca o certificado de erradicação da doença, que havia sido concedido pela OMS em 2016.

Leia também: Surto de sarampo já atinge 15 estados nos EUA
Leia também: Nova York declara emergência por surto de sarampo

Fontes:
Uol - Surtos de sarampo aumentam 300% no mundo, alerta OMS; índice no Brasil cai

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *