Início » Internacional » Castelo de Neuschwanstein na Alemanha
Turismo

Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

O nome Neuschwanstein significa em alemão 'Novo Cisne de Pedra' e remete ao 'Cavaleiro do Cisne' da ópera de Richard Wagner

Castelo de Neuschwanstein na Alemanha
O projeto Castelo de Neuschwanstein não foi feito por um arquiteto ou engenheiro, mas por um cenógrafo teatral da época, Christian Jank (Foto: GC/Blog Vambora!)
Castelo de Neuschwanstein

Pátio interno do castelo aberto para visitação (Foto: GC/Blog Vambora!)

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o Castelo da Cinderela na Disney, certo? Saiba que o castelo Neuschwanstein na Alemanha, uma das principais atrações turísticas do país (com cerca de 1,4 milhões de visitantes ao ano) foi a inspiração de Walt Disney para sua terra encantada. O castelo fica quase na fronteira com a Áustria, com visão para os Alpes, pertinho da cidade de Fussen. Construído a mando do Rei Ludwing II (conhecido também por “O Rei Louco”), em 1869, o castelo não foi completamente terminado devido a morte dele em 1886. Sem seu principal morador, o castelo foi aberto ao público para visitação meses depois.

O nome Neuschwanstein significa em alemão “Novo Cisne de Pedra” e remete ao “Cavaleiro do Cisne” da ópera de Richard Wagner, que o rei era um grande fã. Aliás, o local onde Ludwing II passou grande parte de sua infância foi o Castelo de Hohenschwangau (que significa “Castelo do Grande Condado do Cisne”), bem próximo ao “novo” castelo e a ideia do monarca foi justamente criar com o Neuschwanstein algo mais impressionante mas ao mesmo tempo recluso. E foi exatamente isso que ele conseguiu. O projeto do Castelo de Neuschwanstein não foi feito por um arquiteto ou engenheiro, mas por um cenógrafo teatral da época, Christian Jank. O projeto majestoso previa 360 cômodos, mas só 14 foram totalmente finalizados. O Castelo de Hohenschwangau, o mais antigo e vizinho de Neuschwanstein, também pode ser visitado.

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwanga: o início de tudo (Foto: GC/Blog Vambora!)

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein e Hohenschwangau
O percurso mais comum é via Munique. Fussen e Hohenschwangau, as cidades base para visitar os castelos, ficam a cerca de 131 km de Munique e podem ser acessadas via carro ou trem, sendo essa última opção mais comum para os turistas que estão na cidade. Há também excursões saindo de Munique que fazem o passeio de ônibus.

Bayern Ticket
De trem é a melhor opção para ir por conta própria, e compensa usar o Bayern Ticket, um passe regional que permite que até 5 pessoas viajem juntas usando trens regionais e transporte público nas cidades da Bavária (isso inclui Munique e Fussen) por todo o dia. O trajeto inclui o trem até Fussen e de lá, um ônibus até Hohenschwangau para ficar a poucos passos dos castelos.

Como visitar
Uma vez em Hohenschwangau, você pode ficar só pela parte de fora dos castelos ou fazer a visita completa, que inclui tours guiados dentro dos castelos.

Sobre a visita interna
Todas as visitas são guiadas e feitas em inglês, alemão ou através de áudio guia que possui versão em português, com 30 minutos no total. Como tem um percurso inclinado entre ambos os castelos, se quiser fazer o tour dos dois, considere no mínimo 2h de diferença entre um e outro.

Para ter a melhor vista: Marienbrücke

Marienbrucke

Marienbrucke lá ao fundo: melhores vistas de Neuschwanstein (Foto: GC/Blog Vambora!)

No Neuschwanstein, tanto para quem faz o tour ou não, a vista mais bonita do castelo é da Marienbrücke, uma ponte no meio do vale, com uma vista realmente perfeita do castelo.

Castelo de Neuschwanstein

Vista de Neuschwanstein na ponte Marienbrucke (Foto: GC/Blog Vambora!)

*Guta C. escreve no blog Vambora, parceiro do Opinião e Notícia.

 

Fontes:
Blog Vambora!-Relato de viagem: Castelo de Neuschwanstein – Todas as dicas para visitar o castelo dos sonhos na Alemanha

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *