Início » Internacional » Catalunha declara independência
ESPANHA

Catalunha declara independência

Presidente catalão anuncia a independência, mas pede a parlamento para que suspenda efeitos da medida por algumas semanas

Catalunha declara independência
A declaração é um desafio ao governo da Espanha (Foto: Twitter)

O presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou nesta terça-feira, 10, a independência da região. O anúncio foi feito em uma sessão no parlamento catalão.

No entanto, junto com o anúncio, Puigdemont pediu ao parlamento para que suspenda os efeitos da declaração por algumas semanas, período em que ele pretende iniciar um diálogo com a Espanha. “Assumo o mandato do povo para que a Catalunha se converta em um estado independente em forma de república. Mas peço que o Parlamento suspenda os efeitos da declaração por umas semanas para entrar em uma etapa de diálogo”, disse Puigdemont.

Durante vários momentos de seu discurso, Puigdemont citou a repressão ao referendo e a violência policial contra os separatistas, que resultou em mais de 800 feridos no dia da votação, em 1º de outubro. “Nada, nem a violência, impediu o plebiscito”, disse o presidente catalão.

A declaração é um desafio ao governo da Espanha, que considera ilegal o movimento pela separação. Após o anúncio, Puigdemont se reuniu com representantes das forças independentistas, a coalizão ‘Junts pel Sí’ (‘Juntos pelo Sim’) e a ‘Candidatura d’Unitat Popular’, (Candidatura de Unidade Popular).

Fontes:
Estadão-Catalunha declara independência, mas suspende efeito para negociações

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *