Início » Internacional » Catar anuncia saída da OPEP
EM JANEIRO

Catar anuncia saída da OPEP

Ministro de Energia ressaltou que o objetivo do Catar é 'focar no negócio do gás'

Catar anuncia saída da OPEP
O Catar é membro da OPEP desde 1961 (Fonte: Reprodução/Pixabay)

O Catar vai deixar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em janeiro de 2019. O anúncio foi feito neste domingo, 2, pelo ministro de Energia do país, Saad al Kaabi.

Kaabi ressaltou que o objetivo do Catar é “focar no negócio do gás”, descartando que a decisão tenha a ver com o bloqueio econômico imposto por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito contra Doha desde junho do ano passado. Os quatro países acusam o Catar de patrocinar o terrorismo.

Membro da OPEP desde 1961, o Catar, que tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, é o maior exportador de gás natural do mundo e sua economia depende em 70% da exploração de petróleo.

“Quando um país quer sair da OPEP tem que fazer um pedido e depois, se aceito, para que esteja fora no prazo de um mês”, disse ainda o ministro de Energia do Catar.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo reúne 14 integrantes, englobando ao todo 75% das reservas mundiais de petróleo e abastecendo 40% da produção mundial e 60% das exportações mundiais.

Fontes:
EBC - Catar anuncia que sairá da Opep em janeiro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *