Início » Internacional » Cavalos conseguem ler as emoções humanas
ESTUDO

Cavalos conseguem ler as emoções humanas

Estudo aponta que os cavalos conseguem decifrar as expressões humanas e adaptar o comportamento com base nas mesmas

Cavalos conseguem ler as emoções humanas
Pesquisadores analisaram um grupo de 21 cavalos domesticados (Foto: pets4homes)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo divulgado recentemente reforçou as teorias que apontam para a forte conexão entre cavalos e humanos. Pesquisadores da Universidade de Sussex, Reino Unido, identificaram que os cavalos conseguem decifrar as expressões humanas e adaptar o comportamento com base nas mesmas.

Com base em estudos anteriores que sugerem que os cavalos conseguem reconhecer emoções, os pesquisadores criaram um experimento para comprovar a afirmação. O estudo foi publicado no periódico científico Current Biology.

Os pesquisadores dividiram um grupo de 21 cavalos domesticados. Para alguns dos cavalos, eles mostraram fotos de modelos sorridentes. Outros vislumbraram fotos de modelos com expressões graves e franzidas. Horas depois, os cavalos receberam a visita da mesma pessoa que viram nas fotos.

As pessoas fotografadas foram orientadas a visitar os cavalos com expressões vazias, sem demonstrar emoções. Além disso, os pesquisadores não disseram para quais cavalos e qual foto (sorridente ou franzida) foi mostrada, para evitar que os voluntários enviassem para os cavalos sinais corporais subconscientes.

Os cavalos que viram pessoas com expressão franzida ao receber a visita da mesma passaram a olhar para ela com o canto do olho esquerdo (o famoso vislumbre de rabo de olho), o que ativa o hemisfério direito do cérebro do animal, onde as ameaças em potenciais são processadas.

Já os que foram expostos a fotos de pessoas sorridentes, quando receberam a visita das mesmas, passaram a olhar para elas com o olho direito, o que ativa partes do cérebro responsáveis por reações positivas.

“O que descobrimos é que os cavalos podem não só ler as expressões humanas, mas também lembrar o estado emocional anterior da pessoa quando a encontram depois no mesmo dia – e, principalmente, adaptar seu comportamento de acordo com isso”, disse Karen McComb, líder do estudo e professora de comportamento animal na Universidade de Sussex.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *