Início » Internacional » Caverna na Tailândia: Tham Luang reabre para turistas
UM ANO APÓS RESGATE DRAMÁTICO

Caverna na Tailândia: Tham Luang reabre para turistas

Pouco mais de um ano após o dramático resgate dos 12 meninos do time de futebol Javalis Selvagens, a caverna de Tham Luang é reaberta para turistas

Caverna na Tailândia: Tham Luang reabre para turistas
Cerca de 2 mil visitantes estiveram no local na esperança de estar entre os primeiros a entrar (Foto: Chiang Rai Provincial Public Relations Office)

A caverna na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, foi oficialmente aberta a turistas em uma cerimônia de inauguração na última sexta-feira, 1.

Cerca de 2 mil visitantes estiveram no local na esperança de estar entre os primeiros a entrar. Jongklai Worapongsathork, vice-diretor geral de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas, liderou a cerimônia, na qual participaram monges, funcionários do governo e guardas florestais. Mais de 1 milhão de pessoas visitaram a caverna no ano passado, mas não foram autorizadas a entrar.

A caverna ficou conhecida após jovens jogadores da equipe de futebol Javalis Selvagens ficarem presos na caverna inundada por 17 dias. Todos foram finalmente resgatados, em um esforço de resgate internacional, que envolveu mais de 90 mergulhadores. Um deles, Saman Kunan, de 38 anos, morreu durante o resgate, quando levava balões de oxigênio para o grupo.

A equipe, com jogadores com idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador, de 25 anos, ficou presa em 23 de junho de 2018, enquanto seus integrantes exploravam o complexo da caverna, quando uma chuva inundou os túneis. Em um esforço de 17 dias para resgatá-los, especialistas de vários países se ofereceram para ajudar. A Netflix garantiu os direitos de fazer uma minissérie sobre o resgate, e vários livros foram publicados sobre o assunto.

Fontes:
BBC-Thailand cave rescue: Tham Luang reopens to tourists

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *