Início » Internacional » Cerca de 75 mil refugiados estão retidos no deserto, diz ONG
ENTRE JORDÂNIA E SÍRIA

Cerca de 75 mil refugiados estão retidos no deserto, diz ONG

De acordo com a Anistia Internacional, refugiados retidos no deserto na fronteira entre Jordânia e Síria não recebem ajuda humanitária há quase dois meses

Cerca de 75 mil refugiados estão retidos no deserto, diz ONG
Situação humanitária na região é muito ruim, segundo um refugiado que está há cinco meses vivendo no campo informal de Rukban (Fonte: Reprodução/Anistia Internacional)

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 15, a ONG Anistia Internacional (AI) afirmou que cerca de 75 mil refugiados estão retidos no deserto na fronteira entre Jordânia e Síria.

De acordo com a ONG, os refugiados não recebem ajuda humanitária há quase dois meses. Pessoas que estão na região, que é conhecida como “berma”, descreveram um panorama desesperador de sofrimento.

“A situação na ‘berma’ oferece uma dura imagem das consequências do lamentável fracasso do mundo na hora de dividir a responsabilidade pela crise global de refugiados. O efeito multiplicador deste fracasso foi que muitos moradores da Síria fecharam suas fronteiras às pessoas refugiadas”, afirmou Tirana Hassan, diretora do Programa de Resposta a Crises da Anistia Internacional.

A diretora da AI disse ainda que as doenças abundam na região. Algumas pessoas já morreram em decorrência de problemas que poderiam ter sido evitados. As autoridades da Jordânia bloquearam a entrada de ajuda humanitária ao local no final de julho. Desde então, chegou apenas uma carga humanitária à região no início de agosto.

A ONG pede que os líderes mundiais façam compromissos concretos para acolher os refugiados, e que a Jordânia permita a entrada imediata das pessoas que estão na “berma”.

Fontes:
G1 - 75.000 refugiados estão retidos em deserto entre Síria e Jordânia, diz ONG

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *