Início » Internacional » Charles De Gaulle é eleito presidente do Conselho da IVª República francesa
França

Charles De Gaulle é eleito presidente do Conselho da IVª República francesa

Em 01 de junho de 1958, Charles De Gaulle foi eleito presidente do Conselho da IVª República francesa para dar início a Vª República

Charles De Gaulle é eleito presidente do Conselho da IVª República francesa
O general Charles De Gaulle participou ativamente da Primeira e da Segunda Guerra Mundial (Reprodução/Wikipedia)

Nascido em Lille, no norte da França, o general Charles de Gaulle foi um dos personagens políticos mais importantes do país no século XX. De Gaulle participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, mas foi durante a Segunda Guerra que ele se tornou conhecido em toda a França. Em 1940, quando o marechal francês Philippe Pétain anunciou um armistício com as forças nazistas, Charles de Gaulle, que estava em Londres, fez um célebre discurso aos franceses pela rádio BBC, incentivando-os a continuarem combatendo contra as tropas alemãs.

As forças Aliadas passaram a reconhecer o general De Gaulle como chefe da França Livre. Esse “governo do exílio” junto com os movimentos de resistência dentro da França lutavam contra a ocupação nazista e contra o governo de Vichy, que servia aos interesses da Alemanha. Em junho de 1944, Charles De Gaulle foi eleito presidente do Governo Provisório da República Francesa, que representava todas as forças políticas envolvidas na resistência. Meses depois, as tropas nazistas deixaram Paris.

Mas por conflitos políticos, De Gaulle renunciou ao cargo em 1946. Continuou na política até 1953 quando se retirou da vida pública momentaneamente. No seu livro de memórias, o general chama esse período de “travessia do deserto”. Em 1958, em meio à crise na Argélia, o presidente francês René Coty fez um apelo “ao mais ilustre dos franceses”. Convidado para formar um novo governo, no dia 01 de junho, Charles De Gaulle foi eleito presidente do Conselho e dois dias depois autorizado pelo Parlamento a conduzir a elaboração de uma nova Constituição, que foi aprovada e deu início a Vª República francesa, que vigora até hoje no país.

Logo após o início da Vª República francesa, Charles De Gaulle foi eleito presidente da França. Durante seu governo, De Gaulle negociou o fim da guerra e a independência da Argélia, a reorganização das contas públicas, afastou-se dos Estados Unidos, adotando uma política mais independente, e se aproximou da Alemanha.

Em 1968, Charles De Gaulle enfrentou uma grave crise política, sobretudo pela brutalidade empregada na repressão ao movimento estudantil e operário. A situação ficou desgastada e o presidente renunciou ao cargo em 1969. No ano seguinte, as vésperas de completar 80 anos, Charles De Gaulle morreu.

Fontes:
Uol Educação-Charles de Gaulle: General teve desempenho estratégico no pós-guerra
La Fondation Charles De Gaulle-Mai-Décembre 1958: De Gaulle, Le Retour

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *