Início » Internacional » Chefes da diplomacia de Cuba e EUA têm encontro histórico
Panamá

Chefes da diplomacia de Cuba e EUA têm encontro histórico

Trata-se do primeiro encontro entre chefes da diplomacia dos dois países desde setembro de 1958

Chefes da diplomacia de Cuba e EUA têm encontro histórico
Departamento de Estado dos EUA divulgou foto de Kerry e Rodríguez apertando as mãos (Fonte: Departamento de Estado dos EUA)

Na véspera do início da VII Cúpula das Américas, no Panamá, o secretário norte-americano de Estado, John Kerry, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, tiveram um encontro histórico.

Trata-se do primeiro encontro entre os chefes da diplomacia de EUA e Cuba desde setembro de 1958.

A reunião entre Kerry e Rodríguez, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 9, precede o encontro que os presidentes de EUA e Cuba, Barack Obama e Raúl Castro, respectivamente, terão nesta sexta-feira, 10, durante a Cúpula das Américas.

O encontro histórico aconteceu cerca de quatro meses após os dois países anunciarem as primeiras medidas para restabelecer as relações diplomáticas bilaterais.

Também nesta quinta, o Departamento de Estado dos EUA recomendou a retirada de Cuba da lista de países que supostamente financiam o terrorismo. “É um importante avanço em nossos esforços para construir uma relação mais frutífera”, afirmou o senador norte-americano Ben Cardin, membro do comitê de Relações Exteriores da Câmara.

A retirada de Cuba da lista é uma exigência de Havana para que as negociações sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e a reabertura de embaixadas avancem.

Fontes:
G1 - Kerry e chanceler cubano mantêm reunião histórica no Panamá

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *